BrasilClima TempoDestaque

Meteorologia alerta para aumento da chuva no centro e Norte do Brasil

A tendência para esta semana é de chuva mais intensa, com acumulado próximo de 100 milímetros em boa parte da Bahia, áreas de Goiás e Mato Grosso

A semana começou com nuvens carregadas e pancadas de chuva na área central e no Norte do Brasil, desde São Paulo e Mato Grosso do Sul até o Matopiba. Em Eunápolis (BA), uma tempestade forçou a decretação de emergência. A tendência para esta semana é que a chuva mais intensa continue nessas mesmas regiões, com acumulado próximo de 100 milímetros em boa parte da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão, norte e oeste de Goiás, centro e leste de Mato Grosso, norte de Minas Gerais e sudeste do Pará.

Na quarta-feira (1º), o dia será mais chuvoso sobre o Matopiba. Depois, será a vez de um dia mais fechado em Goiás, Mato Grosso, sul do Pará e Rondônia.

Segundo a previsão do tempo, na segunda semana de dezembro, entre os dias 6 e 12, a chuva enfraquece no Matopiba e vai se intensificar nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Estimam-se mais de 150 milímetros em apenas sete dias no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e sudoeste do Pará.

Por outro lado, pelas próximas duas semanas, espera-se pouca chuva na região Sul. A amplitude térmica aumenta e não será estranho o aparecimento de geada no topo da serra de Santa Catarina na quinta-feira (2). Será importante atenção ao desenvolvimento das culturas (soja e milho) da região Sul e do sul de Mato Grosso do Sul por conta da baixa umidade do solo. Em São Paulo, começou a colheita do feijão, e um eventual excesso de chuva poderá diminuir a qualidade do produto.

Nos últimos dias, a chuva não foi abundante, mas providencial, com pouco mais de 25 milímetros registrada no centro, oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, além de boa parte de Santa Catarina e do Paraná no fim da semana passada. A precipitação, aliás, não foi suficiente para alcançar a média semanal em boa parte dos três estados da região Sul, mas aumentou a umidade do solo e deu um alívio temporário para o desenvolvimento do milho e a retomada do plantio no Rio Grande do Sul.

Também choveu menos que o normal na semana em boa parte de Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo, Triângulo Mineiro, Goiás e leste de Mato Grosso. A umidade do solo, inclusive, está abaixo do ideal para o desenvolvimento agrícola em boa parte de Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo e noroeste do Paraná. No mesmo Mato Grosso, algumas áreas da BR-163 e Parecis receberam mais de 150 milímetros nos últimos sete dias, diminuindo o ritmo dos trabalhos de campo.

Canal Rural

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios