DestaqueMato GrossoPolítica

Nova Xavantina- Juiz Eleitoral diz para mulheres e jovens concorrerem nas eleições

O Juíz Eleitoral da Comarca de Nova Xavantina, Dr. Carlos Eduardo de Moraes e Silva, usou a tribuna da Câmara Municipal na sessão ordinária desta segunda feira, 16, para alertar os pré candidatos a vereador nas eleições municipais de 04 de outubro próximo, sobre prazos de filiações e sobre as regras eleitorais que regem o pleito deste ano.

A participação do Magistrado na sessão para falar do assunto foi divulgada pelas redes sociais durante a tarde de ontem, impulsionada pela assessoria da Câmara, com objetivo de alcançar o maior número de pré candidatos possíveis bem como os presidentes de partidos.

QUOCIENTE ELEITORAL

Seu pronunciamento se baseou em três pontos básicos: alertar para o fato de que não haverá coligações para as eleições proporcionais (vereadores), o que significa que cada partido terá que lançar sua própria chapa e alcançar, sozinho, o quociente eleitoral -que em Nova Xavantina sempre andou por volta dos mil votos- para eleger um candidato.

Ou seja, a cada mil votos que o partido fizer, estará eleito um candidato mais votado. “Nossa intenção é alertar os pré candidatos para que não se sintam lesados depois, caso fizerem um bom número de votos e não serem eleitos por não alcançarem o quociente eleitoral. O objetivo é alertar os presidentes de partidos para que verifiquem se possuem uma equipe boa de candidatos para atingirem o quociente eleitoral. Hoje não basta só estar filiado, tem saber se tem chance de alcançar o quociente eleitoral” disse o Magistrado.

O prazo final para filiações termina no dia 03 de abril.

MULHERES

Quanto a participação das mulheres nas eleições deste ano, Dr. Carlos lembrou que a legislação eleitoral prevê que 30% das vagas para candidatos sejam ocupados por um dos sexos e geralmente o menor número está no sexo feminino.

“Nossa preocupação é que essas mulheres participem,e em condições de concorrer. No pleito passado, nós observamos que entre os 15 últimos candidatos colocados, 12 eram mulheres; entre os 10 últimos, 08 eram mulheres. Isto significa que essa participação feminina está apenas no papel, muito no faz de conta e precisamos dar efetividade a isso. Nós temos 11 vagas de vereadores e hoje ocupada por apenas uma mulher, ou seja, Nova Xavantina ainda emancipou, ainda não empoderou as mulheres, que merecem sim uma participação melhor na sociedade” pontuou o Juíz.

JOVENS

Sobre a participação da juventude na eleição, Dr. Carlos disse que os jovens podem e devem participar: “A partir dos 18 anos qualquer estudante secundarista por exemplo pode se organizar, e o que o Brasil precisa é disso, mais pessoas politizadas, eu não digo nem com relação à partidos políticos, mas politizadas e conscientes dessa participação popular” conclamou.

PROPAGANDA ELEITORAL GRATUITA

O Magistrado acenou que irá ter sim a propaganda eleitoral gratuita, para prefeitos e vereadores, apenas com menor tempo para os vereadores, pois ficarão restritos á representatividade de seus partidos no congresso; e se declarou totalmente á favor da propaganda eleitoral no rádio e tv: “Até ordem em contrário teremos a propaganda eleitoral gratuita, e esperamos que nada mude,  eu penso que a propaganda eleitoral no rádio e tv divulga, apresenta os candidatos, e penso que nada vai ser alterado neste sentido’ finalizou.

SintoniaNews

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios