
https://youtu.be/C00MkzsZv68
A Operação Abafa Araguaia 2021 de combate ao desmatamento florestal por uso irregular do fogo ,deu-se início nesta quarta-feira (27/10/21), na cidade de Querência e Região. Lembrando que esta Operação Integrada ,é entre os órgãos de segurança pública , onde são responsáveis pela fiscalização.
As instituições de segurança foram fortalecidas com equipamentos, veículos, dentre outras medidas para proteção dos biomas que apresentaram satisfatória redução na incidência de focos de calor na vegetação Amazônica e Cerrado.
Uma carreta do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp),foi instalada ao lado da Prefeitura Municipal de Querência, a tecnologia desta unidade será usada pelas equipes que atuaram nesta operação, facilitando a rápida atualização de diversas informações desta operação, detalhamento dos locais desmatados, podendo acarretar registro de infrações e também multas que poderão ser aplicadas.
Ao todo, 11 propriedades, nos municípios de Araguaiana, Bom Jesus do Araguaia, Cocalinho, Querência, Ribeirão Cascalheira e Porto Alegre do Norte são alvos dos agentes que estão realizando os ciclos de fiscalização para identificar os pontos que foram destruídos com as queimadas irregulares.
A devastação foi detectada através do monitoramento da sala de situação do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) que mostrou diversos focos de calor e o desaparecimento de parte da vegetação. Em Mato Grosso, o período proibitivo de queimadas 2021 continua vigente até o dia 30 de outubro. Conforme decreto estadual fica proibido o uso do fogo para limpeza e manejo das áreas. A realização deste trabalho é resultado do investimento de R$ 73 milhões realizado pelo Governo de Mato Grosso para as diversas ações de combate a temporada de incêndios florestais 2021.
Além do CBMMT, integram a operação os agentes de fiscalização da a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e Perícia Oficial de Identificação (Politec).
Com informações Secom-MT