O médico pneumologista Tiago A. G. Grangeia (CRM 107931 | RQE 29140) faz um alerta sobre a necessidade de investigar as causas quando uma pessoa apresenta pneumonia mais de uma vez. Segundo ele, “não devemos achar normal ter uma pneumonia, imagina então ter mais do que uma”, destacando que episódios repetidos da doença exigem atenção e acompanhamento médico.
De acordo com o especialista, além do tratamento e da recuperação da infecção, é fundamental buscar a causa que pode estar por trás dos quadros de pneumonia recorrente. Em vídeo publicado nas redes sociais, o pneumologista apresentou três motivos ocultos que devem sempre ser investigados entre eles, fatores anatômicos, doenças crônicas e alterações na imunidade.
Grangeia ressalta ainda que manter o acompanhamento médico em dia, adotar hábitos de vida saudáveis e controlar doenças crônicas são medidas essenciais para a prevenção. As vacinas contra gripe, vírus sincicial respiratório e pneumococo conhecida como vacina da pneumonia também são fundamentais para evitar novos episódios.
“Vamos juntos. Respire saúde. Abrace seu pulmão”, conclui o médico, que compartilha conteúdos educativos sobre doenças respiratórias em seu perfil no Instagram, @pneumologico.
Querência News/ Elisa Coelho