DestaqueInfraestruturaMato GrossoProdutor RuralQuerência

Parceria entre Governo do Estado, Prefeitura de Querência e produtores rurais irá pavimentar 53 km da MT-109

O Governo de Mato Grosso irá assinar nos próximos dias o convênio para a pavimentação de mais 53 km da MT-109, chegando até a fazenda Pioneira, interior de Querência. As informações são do prefeito Fernando Gorgen, que esteve na capital do Estado em reunião com o governador Mauro Mendes, o vice-governador Otaviano Pivetta e o secretário de Infraestrutura Marcelo Oliveira.

O projeto dos 53 km foi patrocinado pela fazenda Roncador. As obras serão executadas numa parceria entre Governo, Prefeitura e produtores rurais, a um investimento estimado de 104 milhões de reais. O Governo entrará com 50% do investimento. Cada fazenda na área de abrangência da MT-109 contribuirá com 53 reais por hectare plantado. A parte da Prefeitura é com a mão de obra e a execução. A previsão é que os trabalhos se estendam até 2024, com a execução de 26.5 km neste ano e a outra metade no próximo.

No total, a MT-109 tem 123 km entre a cidade de Querência e o rio Suiá, já na divisa com a região de Espigão do Leste, município de São Félix do Araguaia. Os primeiros 10 km a partir da cidade já foram pavimentados. Com mais 53 km que receberão asfalto até o ano que vem, restarão ainda 60 km até a divisa. Nesse último trecho, a Prefeitura de Querência está fazendo o projeto para posterior convênio com o Governo e a extensão das obras. O projeto da ponte sobre o rio Suiá já está pronto, também bancado pelo Município.

 

Reunião com o governador Mauro Mendes; Imagem – reprodução.

Conforme Fernando Gorgen, as conversas iniciaram há alguns anos e, com o projeto dos 53 km pronto, a proposta de uma parceria foi levada até o governador Mauro Mendes e o vice-governador Otaviano Pivetta. “Às meia eles disseram que topavam a parada. Aí fizemos a proposta e tá bem adiantado para conveniar, o que deve acontecer nos próximos dias, aproveitado o período de seca para avançar nos trabalhos”, disse o prefeito.

Rota alternativa à BR-158

Além de beneficiar uma grande região produtora de grãos, a MT-109 também faz parte de um projeto maior, entre Canabrava do Norte e Querência, que pretende criar uma rota alternativa à BR-158, rodovia federal que enfrenta problemas ambientais para ser pavimentada. Entre as duas cidades, são pouco mais de 250 km, sendo que metade já está pronta ou em obras de pavimentação e a outra metade na fase de produção de projetos.

 

Prefeito Fernando Gorgen mostra rota da MT-109; Foto – OP.

MT-109 na direção sul

Já do lado sul da cidade de Querência, a MT-109 se estende até Canarana por 115 km. Nesse trecho, 45 km serão contemplados pela BR-242, que se sobrepõem a rodovia estadual. Para os outros 70 km entre a fazenda Rancho Branco e Canarana, os produtores rurais estão se unindo para bancar a produção do projeto. Uma reunião aconteceu na semana passada em Canarana, que contou também com a presença do prefeito de Querência. “Não tem outro jeito, tem que asfaltar e nada melhor do que uma parceria, aproveitando um governo que está fazendo a diferença, cumprindo os acordos e sendo bom para trabalhar”, concluiu Fernando.

Por Rafael Govari para OPioneiro.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios