DestaqueMato GrossoQuerência

Querência- Pássaro Urutau encanta Querenciano; Vídeo e fotos

Conhecido como ave fantasma, urutau se camufla entre as árvores e tem “olho mágico”

Um morador do município de Querência MT, o senhor Gilmar Barros, teve uma surpresa ao sair para o quintal de sua residência que fica no Setor Imperial, ao avistar esta linda Ave conhecida como Urutau (Nome científicoNyctibius). Ficou tão impressionado que entrou em contato com a redação do Site Querência News.

” Pássaro lindo demais ,fica quietinho”! Este é um  momento mágico para mim! disse o senhor Gilmar Barros 

O Urutau foi visto por este senhor   no último  domingo (18/10/20).Ele filmou e enviou estas imagens impressionantes do Urutau imóvel,nem se incomodou com a aproximação deste senhor.

Conheça um pouco mais sobre este pássaro .

Com até 38 centímetros e cerca de 200 gramas a mãe-da-lua (Nyctibius griséus) possui plumagens de cores cinza e marrom. Já o filhotes, logo após a eclosão do ovo, apresentam pelagem branca com tons rosados nas partes superiores.

A dieta da espécie conta com grandes mariposas, cupins e besouros, capturados em voo durante a noite. O filhote, cujo ovo é incubado por 33 dias, permanece no ninho por cerca de sete semanas e é alimentado pelo casal.

A mãe-da-lua é comum em bordas de florestas, cerrados e campos com árvores, mas também pode ser vista em locais abertos, inclusive dentro das cidades. A ave ocorre em todo o Brasil e tem o hábito de cantar a noite.

A forma como os urutaus se reproduzem também é curiosa, já que a ave equilibra o único ovo na ponta de galhos ocos e o incuba por aproximadamente 30 dias. Depois de nascer, o filhote é mantido pelo casal de adultos, que trocam de guarda para caçar e alimentar a cria, sem deixa-la sozinha por muito tempo.

O formato da pálpebra permite à ave enxergar mesmo com os olhos fechados; existem cinco espécies de urutau que se diferem no tamanho e na cor das penas

As fendas na pálpebra superior permitem à ave enxergar mesmo com os olhos fechados — Foto: Arte/Maycon Chaves

Os urutaus são aves noturnas restritas às regiões mais quentes do Novo Mundo, que pertencem ao género Nyctibius e à família Nyctibiidae. Também é chamado de mãe-da-lua e emenda-toco. Conhece-se um fóssil de Nyctibius griseus do Pleistoceno de Lapa da Escrivaninha, Lagoa Santa, Minas Gerais.

O urutau é uma ave de hábitos noturnos. Sua alimentação é constituída basicamente de insetos que apanha em pleno voo, principalmente os grandes, porém pode comer outros animais de pequeno porte, como morcegos, lagartos e pequenos pássaros.

É uma ave que utiliza muito bem sua plumagem para se camuflar. Normalmente se passa por um pedaço de madeira, um galho de árvore ou mesmo troncos partidos ou em pé. Costuma ficar estático, não se assustando facilmente. Alcança até 37 cm fora a cauda. Não é uma espécie acostumada ao convívio urbano.

Crenças populares (Lendas)

Segundo os sertanejos, o urutau aparece na hora em que a lua nasce e seu canto triste se assemelha a “foi, foi, foi…”. Uma lenda diz que o pássaro seria uma mulher que perdera seu amor. Por isto, ele teria o nome de pássaro-fantasma. Outros dizem que o canto da ave é um presságio ou aviso de morte de algum familiar.Nada melhor que uma oração ,para nada acontecer,não é mesmo?!

 

Veja o vídeo e fotos  abaixo:👇

Imagens de Gilmar Barros, enviadas pelo aplicativo de WhatsApp .

Foto: Gilmar Barros

 

 

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios