O outono começou na manhã deste último sábado (20/03/21), e com ele chegam algumas mudanças no regime de chuvas por todo o Brasil. Segundo indica a previsão do tempo, nesta estação teremos chuvas abaixo da média no Centro-Sul, também em Mato Grosso do Sul, norte de Goiás, norte de Mato Grosso, Matopiba, metade norte da Bahia e resto do Nordeste.
Por outro lado, são esperadas chuvas abaixo da média no Acre, norte de Rondônia, parte do Amazonas e Pará. “Apesar de o Nordeste ter um outono com chuva abaixo da média, em abril há previsão para grandes acumulados de chuva. Especialmente no Piauí, Maranhão e Tocantins”, disse a meteorologista da Somar, Desirée Brandt.
Em Mato Grosso, choveu muito nas últimas semanas e, daqui pra frente, deverão ter chuvas mais espaçadas.
Quando falamos de temperatura acima da média, atenção para o norte do Paraná, oeste de São Paulo, todo o Centro-Oeste, sul do Pará, Tocantins, sul do Piauí, sul do Maranhão, oeste da Bahia e oeste de Pernambuco.
Nesses primeiros dias da nova estação, haverá tempo firme apenas em parte da Bahia e Roraima. Há previsão de mais de 100 milímetros de 20 a 24 de março no Maranhão e 79 milímetros no noroeste de Mato Grosso.
Volta a chover no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas um bloqueio atmosférico faz a chuva diminuir no Sudeste.
Canal Rural