DestaqueNotíciasSaúde

Trombofilia, gravidez e exames

Para começar: o que é a Trombofilia?

A Trombofilia é uma condição de hipercoagulabilidade sanguínea e isto ocorre porque as enzimas do sangue responsável pela coagulação deixam de funcionar corretamente. A condição é uma tendência que pode ser genética ou adquirida, em que o sangue forma trombos, ou seja, coágulos que entopem a circulação dos vasos sanguíneos.

Existem dois tipos de trombofilia. Uma é a trombofilia hereditária, quando a condição está ligada a fatores genéticos. Outra é quando essa condição é adquirida.

Afinal, o que a Trombofilia tem a ver com a dificuldade para engravidar?

A trombofilia é um desafio que algumas mulheres encontram tanto nas tentativas para engravidar, quanto durante a gravidez.

A trombofilia na gravidez pode levar a aborto de primeiro trimestre ou início do segundo trimestre, óbito fetal, pré-eclâmpsia e eclampsia; restrição de crescimento fetal grave e até mesmo descolamento prematuro de placenta.

E o problema também atinge as mães: uma das complicações mais sérias é a embolia pulmonar, que ocorre quando as artérias do pulmão ficam obstruídas, podendo levar até à morte.

Por isso, é importante reforçar a importância de realizar os exames de investigação.

Veja abaixo a lista dos exames para identificar a trombofilia:

Trombofilia Adquirida

SAAF, Síndrome do anticorpo

Sugestões de exames:

Anticoagulante lúpico;

Beta 2 glicoproteína IGG IGM;

Anticardiolipina IGG e IGM.

Trombofilia Hereditária

Sugestões de exames:

Fator V de Leiden;

Mutação do Gene da Protombina;

Deficiência de Proteína S;

Deficiência de Proteína C;

Antitrobina III;

Mutação C677T e A1298C de Metilenotetrahidrfolato redutase (MTHFR);

Polimorfismo PAI-1.

Atenção:

Vale ressaltar que a trombofilia na gestação configura uma situação de alto risco, logo, o acompanhamento médico no pré-natal é fundamental para a saúde da mãe e do bebê e deve ser feito de forma rigorosa.

Por: Programa Conceber

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios