
Um líder espiritual de um Centro Espírita foi preso, na tarde de ontem (02/08/23), suspeito de utilizar “rituais de limpeza de energia” para praticar abusar de mulheres em Lucas do Rio Verde. Em coletiva à imprensa local, a delegada Ana Terra, do Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e Mulher revela que o suspeito atuava com base na manipulação psicológica das vítimas para que se fossem aplicados alguns rituais.
E, durante os atendimentos, o homem praticaria os atos de libidinagem “falando que seria para a cura espiritual, que precisava renovar a energia da vítima e acabava com essa fraude aplicando os atos libidinosos”, detalha Ana Terra.
A delegada afirma que a apuração começou com base nos relatos de três vítimas. “Um caso teria sido um abuso propriamente dito após a ingestão de um chá e os outros dois casos foram questão de toque mesmo no sentido que houvesse uma renovação de energia e não chegaram a tomar o chá”.

Ana Terra diz que outras vítimas já foram localizadas em outras cidades e que há denúncias expostas em redes sociais, como no Facebook. “Chegamos a um arcabouço de elementos que são mais sólidos. Pedimos a prisão preventiva e busca e apreensão, que não foi deferida”. Homem deve ser interrogado na manhã de hoje.
Agora, a Polícia Civil pede que possíveis vítimas procurem as autoridades para denunciar possíveis crimes praticados pelo líder religioso. “Com essa exposição a gente quer conseguir mais vítimas porque ao que consta essas vítimas não seriam apenas da cidade.

Perguntada sobre os crimes que o líder espiritual pode responder, a delegada ressalta que podem se enquadrar como estupro e estupro de vulnerável dependendo da situação aconteceu “como tomou um chá e ficou totalmente adormecida”; existe caso de violação sexual mediante fraude e caso de importunação sexual.
Vítimas podem denunciar casos por meio do número 197.
RD News