DestaqueMato GrossoNotícias

Filho de bilionário de Mato Grosso recorre para não pagar multa de R$ 20 mil por conta de hidrelétrica

A Hidroelétrica Buritizal pertence a Kleverson Scheffer, filho do bilionário Eraí Maggi

A emrpesa Hidroelétrica Buritizal LTDA., localizada em Mato Grosso e pertencente a Kleverson Scheffer, filho do bilionário Eraí Maggi, dono do grupo Bom Futuro, recorreu ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) para tentar anular uma multa ambiental de R$ 20 mil.

A empresa foi autuada por supostamente descumprir normas relacionadas à outorga de água e ao monitoramento ambiental. O caso foi discutido durante a reunião do Consema da última terça-feira (25.02). A decisão final foi adiada após um pedido de vista.

A multa foi aplicada com base em dois pontos principais: a ausência de monitoramento pluviométrico e fluviométrico (que medem a quantidade de chuva e o nível dos rios) e a falta de renovação da outorga de água, documento necessário para a operação da usina. A Hidroelétrica Buritizal, que tem capacidade instalada de 5 megawatts e é considerada Central Geradora Hidrelétrica (CGH).

Segundo o advogado Mohamed Fares, que representou a empresa Hidroelétrica Buritizal LTDA, argumentou que não havia necessidade de realizar o monitoramento, pois a legislação federal exige essa prática apenas para empreendimentos com potência superior a 5 megawatts.

Além disso, a empresa afirmou que a outorga de água estava vigente no momento da autuação, em setembro de 2021, e que o pedido de renovação foi feito dentro do prazo legal. O advogado da hidrelétrica, Mohamed Fares, destacou que a empresa realiza voluntariamente o monitoramento da qualidade da água, mesmo sem a obrigação legal, e apresentou laudos técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA) para comprovar o cumprimento das normas.

Durante a reunião um dos conselheiros pediu vista do processo para analisar melhor os documentos apresentados pela hidrelétrica. A decisão final será tomada em uma próxima reunião do Consema.

Conexão com o grupo Bom Futuro

A Hidroelétrica Buritizal pertence a Kleverson Scheffer, filho de Eraí Maggi, um dos maiores produtores de soja do mundo e dono do grupo Bom Futuro, que atua no agronegócio e em setores como energia e infraestrutura. A família Maggi é conhecida por sua influência política e econômica em Mato Grosso.

por: Lázaro Thor/ VGN

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios