BrasilDestaqueImpostosNotícias

Comprova Explica: Entenda as mudanças no aluguel com a Reforma Tributária

A Reforma Tributária, aprovada em 2023 e regulamentada pela Lei Complementar nº 214/2025, começará a impactar o setor de aluguéis a partir de 2026. A principal novidade é a criação de dois novos tributos:

  • IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de competência de estados e municípios.

  • CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) de competência federal.

Esses impostos unificam tributos atuais e incidem sobre operações de bens e serviços, incluindo a locação de imóveis. Na prática, isso significa que os rendimentos de aluguel passarão a ter nova forma de tributação.

O que muda para proprietários e locatários?

  • Proprietários que recebem aluguel terão a incidência de IBS e CBS sobre a operação, além do Imposto de Renda, como já ocorre.

  • Locatários podem sentir reflexos no valor final do aluguel, caso o proprietário repasse os custos adicionais.

  • As regras detalhadas sobre alíquotas, isenções e eventuais exceções ainda dependem de regulamentações complementares.

Por que há confusão nas redes sociais?


Muitos conteúdos publicados de forma isolada apresentam a informação como se todo aluguel fosse automaticamente mais caro ou como se o novo imposto fosse uma cobrança adicional sobre o inquilino. Na realidade, a cobrança recai sobre a operação de aluguel e o repasse dependerá da negociação entre as partes e da regulamentação final.

Em resumo: a Reforma Tributária vai mudar a forma de tributar aluguéis a partir de 2026, mas os impactos práticos especialmente sobre o valor pago pelos inquilinos, ainda dependem de regulamentações e de como o mercado imobiliário reagirá.

Querência News/ Elisa Coelho

Informações: UOL

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios