DestaqueMato GrossoNotíciasTrânsito

CNH em Libras garante acessibilidade e inclusão para pessoas surdas em Mato Grosso

Com o apoio do Governo de Mato Grosso (GovMT), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) tem promovido avanços significativos em acessibilidade, assegurando que pessoas surdas possam tirar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com igualdade de condições. A iniciativa é um passo concreto rumo a um trânsito mais inclusivo e justo, onde todos tenham o direito à mobilidade com autonomia e segurança.

O processo para obtenção da CNH já conta com tradução em Libras na prova teórica, vídeos explicativos adaptados e atendimento especializado, com o suporte de instrutores capacitados para lidar com as necessidades específicas de candidatos com deficiência auditiva.

O acesso ao intérprete é garantido mediante solicitação da autoescola responsável, que atua em conjunto com o Detran para garantir o suporte adequado durante todas as etapas. Dessa forma, o processo de habilitação deixa de ser uma barreira e se torna um instrumento de empoderamento para a comunidade surda.

Para o Detran-MT, a presença de recursos em Libras é mais do que uma obrigação legal é uma demonstração de respeito e reconhecimento da diversidade. A inclusão de pessoas surdas no processo de habilitação é essencial para garantir o direito de ir e vir com dignidade, independência e segurança no trânsito.

“A inclusão começa com oportunidades reais e acessíveis. Com a CNH em Libras, mais cidadãos podem assumir o volante com confiança e autonomia”, destacam representantes do Detran-MT.

A iniciativa faz parte de um conjunto de políticas públicas do Governo de Mato Grosso voltadas à inclusão e acessibilidade, reafirmando o compromisso com uma sociedade mais justa e igualitária.

Para mais informações, os interessados podem procurar a autoescola de sua confiança ou acessar os canais oficiais do Detran-MT.

Querência News/ Letícia Nunes

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios