AgronegócioDestaqueMato GrossoNotícias

Colheita do milho avança pouco em MT e custo de produção sobe, aponta o Imea

O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando que a colheita do milho avançou 1,98 pontos percentuais na semana e chegou à 3,91% no estado. Assim, permanece o atraso de 11,77 pontos percentuais (p.p.), com relação a média das últimas cinco safras e de 12,44 p.p. para a temporada passada.

“A colheita do milho 20/21 em Mato Grosso segue em atraso quando comparada com as safras anteriores, fato que já era esperado devido à postergação da semeadura no estado. Cabe destacar que, segundo informantes do Imea, os trabalhos a campo terão mais volume a partir da próxima semana, com a entrada de maiores áreas em ponto de colheita”, explica o boletim.

Outro ponto destacado pelo Instituto é o custo de produção para o milho de alta tecnologia da safra 2021/22, que apresentou alta de 1,34% ao longo do mês de maio. Desse modo, o custeio ficou estimado em R$ 2.019,32/ha, com impulso, principalmente, das cotações dos fertilizantes (+2,15%) e defensivos (+0,80%).

A publicação ainda destaca que, a valorização de 7,09% no preço médio comercializado do milho em maio, contribuiu para que o cálculo do ponto de equilíbrio reduzisse em 5,60%. “Assim, de acordo com o cálculo, o produtor mato-grossense precisa produzir pelo menos 52,91 sc/ha para cobrir seu custo do milho de alta tecnologia para a safra 21/22”, diz o Imea.

Notícias Agrícolas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios