DestaqueEmpresas & NegóciosMato Grosso

Como comprar um imóvel em Cuiabá sem o auxílio de um corretor

Comprar uma casa faz parte do sonho da maior parte dos brasileiros, que veem nisso a realização de um objetivo de uma vida inteira. Nunca é fácil achar o imóvel perfeito, que exige calma, força de vontade, paciência e muita pesquisa. Existem muitos fatores a serem analisados, que podem decidir por uma opção ou por outra, o que é sempre legal ficar atento aos mínimos detalhes. Os corretores de  imóveis em Cuiabá auxiliam muitos as pessoas a achar o lugar perfeito para elas, aquele local que elas se sentirão à vontade e que sabem que serão muito felizes ali. Porém, existem pessoas que optam por fazer o trabalho todo sozinhas, o que pode dar um grande trabalho sim, mas também é bem possível.

O processo todo costuma ser bem desgastante, são dias de trabalho pesquisando e visitando opções de  casas à venda em Cuiabá ,além de ter de exigir um tempo enorme, sendo que isso é quase que um emprego. Apesar de todo esse trabalho, na parte financeira as coisas ficam melhores, já que o valor da compra do imóvel será a única coisa que você pagará, porque não será preciso dar a comissão que o corretor receberia (caso tivesse um). Para quem está com falta de dinheiro e acha que seria uma boa economizar com o corretor, além de se achar capaz de dar conta desse processo todo, com certeza a decisão de coordenar a compra sozinho é ótima.

Um ponto positivo que você tem fazendo toda a transação sozinho direto com o dono da casa, é que você pode conseguir uma maior flexibilidade do que tratando com o corretor. Existem muitos trâmites e diretrizes que o profissional segue, que podem ser ultrapassados quando se está tratando diretamente com uma pessoa normal. Caso você goste de negociar com mais liberdade, sem tantas amarras e regras, por achar que isso atrapalha, talvez a decisão de comprar um imóvel sem o auxílio de um corretor, seja mesmo uma ótima ideia.

Pesquisa em sites

Existem muitos portais e sites de imóveis, que postam as opções disponíveis na sua região, isso pode servir como um ótimo ponto de partida para o seu processo de pesquisa. Comece vendo e passe dias entrando em sites e conversando com os donos dos imóveis via internet, só para fazer uma primeira sondagem. Tente entender um pouco os preços que estão sendo pedidos por eles, as diferenças entre os muitos bairros existentes, e comece a formar um plano para começar as visitas aos imóveis. Tente coletar o máximo de contatos e opções possíveis, assim você terá por onde começar.

Pesquisa de valores

É importante não se deixar passar para trás no negócio, o que pode acontecer, infelizmente. Se você não for preparado, pode ser que a outra pessoa te engabele e te convença a pagar um preço muito superior ao que o imóvel vale na realidade. E você não quer isso, não é mesmo? Tente descobrir os preços do metro quadrado naqueles bairros em que está visitando imóveis, sendo que o valor pode variar muito de um para o outro.

Pergunte para outros moradores dos prédios por quanto eles compraram os seus imóveis, claro que sempre com muito bom senso. Se o lugar tiver sido indicado por algum amigo seu ou até um conhecido, por exemplo, você teria intimidade e permissão para perguntar. Pesquisando um pouco e descobrindo os valores das transações para comprar apartamento em Cuiabá  naquela área, você vai começar a perceber furadas e aprender a sair delas ao encontrá-las.

Auxílio de um advogado

Muita coisa pode sair errada na hora de levantar toda a documentação de um imóvel, fazendo às vezes a pessoa entrar em uma fria. Existem diversos documentos diferentes, que devem ser levantados para a sua segurança, e que talvez só alguém com conhecimento técnico consiga levantar. Não que seja impossível que você arranje tudo certo, apenas é sabido que a maioria das pessoas não é capaz de tal coisa. Além de conseguir esses documentos, ainda é preciso analisar se eles são mesmo reais, já que muitos vigaristas vêm dando golpes em pessoas no mercado imobiliário, ultimamente.

Existem muitos documentos e certidões necessários para o processo de aquisição de um apartamento, que seria bom se um advogado estivesse te orientando. Com certeza, pagar um profissional da justiça sairá bem mais

barato do que pagar um corretor. Por isso, veja se tem alguém de confiança próximo a você e peça esse auxílio. É importante lembrar que são questões técnicas às vezes e que por isso exigem um conhecimento mais aprofundado. Sendo assim, não tente resolver coisas impossíveis sozinho, peça ajuda a quem entende e irá saber te orientar.

Persistência

Quando a pessoa decide que vai comprar um imóvel sem o auxílio de um corretor, ela está colocando à prova a sua integridade financeira. Muita coisa pode dar errado, é preciso que se saiba, e é exatamente por isso que é necessário persistir o máximo que consiga. Comprar um apartamento não é um ato vulgar, que se faz todo dia, ele é grandioso e possui enorme impacto na sua vida futura, levando em conta que a maioria das pessoas só irá comprar um imóvel na vida.

Pensando nisso, é preciso arregaçar as mangas e estar pronto para trabalhar muito. Visite o máximo de lugares que puder, tente algum desconto, busque e peça indicações de amigos, pesquise os bairros que despertam o seu interesse (você precisa gostar da onde vai morar), dentre outros. Fazendo essas e mais algumas coisas e tendo também um pouco de sorte, com certeza você vai conseguir achar o imóvel dos seus sonhos.

 

Para você que curtiu o nosso artigo sobre como comprar um imóvel sem o auxílio de um corretor, fica aqui o convite para voltar ao nosso site e ler mais alguns dos nossos posts. Você não irá se arrepender!

 

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios