Clima TempoDestaqueNotícias

Frente fria avança na semana: vem muita chuva por aí e até granizo!

Confira a previsão do tempo para todas as regiões do Brasil no período de 10 a 14 de fevereiro

A semana entre os dias 10 e 14 de fevereiro será marcada por instabilidades em boa parte do país. O avanço de uma frente fria no Sul provocará chuvas volumosas e risco de temporais, enquanto a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) intensifica as chuvas no Norte e em parte do Nordeste.

Em Querência a mínima de 22°C  e máxima 29°C . A previsão do tempo para essa semana consta céu nublado com possibilidade de garoa de dia e à noite. A probabilidade de chuva varia entre 83% e 90%.

Confira os detalhes da previsão para todas as regiões na próxima semana, de acordo com informações da Climatempo e análise do meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller.

Sul

A semana começa com tempo estável no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e grande parte do Paraná, com temperaturas elevadas. No entanto, a partir de terça-feira (11), uma nova frente fria avança pelo território gaúcho, trazendo temporais, possibilidade de granizo e rajadas de vento acima de 100 km/h.

O sistema se desloca para Santa Catarina e Paraná, aumentando o risco de queda de árvores, corte de energia elétrica e danos às estruturas agrícolas.

O acumulado de chuva nos próximos cinco dias pode ultrapassar 100 mm no Rio Grande do Sul, ajudando a reverter a estiagem no estado, e no sul de Santa Catarina.

Sudeste

A instabilidade começa a se afastar da região, com chuvas isoladas no litoral norte do Espírito Santo e na região central de São Paulo. Grande parte de Minas Gerais e do Rio de Janeiro terá dias mais quentes e secos, favorecendo a maturação e colheita das lavouras de verão.

No entanto, o Triângulo Mineiro e parte de São Paulo estarão sob influência de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), provocando temporais com chuva intensa, granizo e ventos de até 70 km/h.

O acumulado pode superar 100 mm, aumentando o risco de alagamentos e prejuízos no campo.

Centro-Oeste

O calor e a umidade favorecem pancadas de chuva em Mato Grosso, Goiás e norte de Mato Grosso do Sul, com alerta de temporais em Cuiabá (MT). Já em Campo Grande (MS), o tempo será mais ensolarado.

A partir da terça-feira, as chuvas retornam com força a Mato Grosso, sul de Goiás e leste de Mato Grosso do Sul, podendo acumular mais de 100 mm, o que pode atrapalhar a colheita da soja.

No centro-norte de Goiás e sul e oeste de Mato Grosso do Sul, os acumulados ficarão entre 30 e 50 mm, favorecendo a umidade do solo e reduzindo o estresse térmico do gado em confinamento.

Nordeste

As chuvas ficam concentradas no Maranhão, norte do Piauí e entre o litoral norte da Bahia e Alagoas, sem previsão de grandes volumes. O sertão nordestino segue com tempo seco e quente.

A Zona de Convergência Intertropical intensifica as chuvas no norte do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, com acumulados acima de 100 mm e risco de alagamentos e deslizamentos.

No restante do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, os volumes devem ficar próximos de 50 mm, beneficiando as lavouras.

Já no centro-leste da Bahia, a restrição hídrica continua, e a tendência é de chuva mais volumosa apenas na última semana de fevereiro.

Norte

O calor e a alta umidade favorecem a formação de nuvens carregadas em todos os estados da região. Há previsão de temporais em Manaus, Porto Velho, Rio Branco e Macapá, com chuvas volumosas no Pará e no oeste e norte do Tocantins.

Em grande parte da região, os acumulados podem superar 150 mm, prejudicando os trabalhos no campo, especialmente no Pará e em Rondônia.

No Tocantins, os volumes ficarão na casa de 50 mm, o que permite a retomada das atividades agrícolas nos próximos dias.

 

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios