
Ao lado da nascente, o biólogo Leandro Silveira, diretor do Instituto Onça-Pintada (IOP), compartilhou um vídeo explicando o ponto exato onde nasce o Rio Araguaia. No vídeo, Leandro mostra a nascente do Rio, localizada na Serra do Caiapó, próximo à cidade de Mineiros, na divisa entre Goiás e Mato Grosso. O vídeo viralizou nas redes sociais em 2024 e voltou neste mês de março de 2025. https://www.instagram.com/reel/DHOh65vJ8ih/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
O biólogo destaca que o rio é responsável pelo maior corredor ecológico do Brasil, essencial para a preservação da onça-pintada. No vídeo, ele ainda ressalta a riqueza natural do Centro-Oeste brasileiro: “Ao longo desse rio aqui, a gente tem muita riqueza nesse centro-oeste brasileiro. Ele não só liga os dois maiores biomas, cerrado com Amazônia, mas também é fonte de vida, cultura, lazer, prosperidade para muita gente”, comenta.
Suas águas são essenciais para o abastecimento das populações ribeirinhas e de municípios próximos. Contribui para a economia, com o desenvolvimento do turismo (ilhas de areia) e fornecimento de água para a produção local, e também para a navegação e transporte.
O Rio Araguaia percorre quase 3 mil quilômetros, atravessando 119 municípios e sustentando mais de 4 milhões de pessoas. É o segundo rio mais importante da Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia. Abriga a maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal.
No vídeo, o biólogo demonstra o trajeto que uma folha faria se colocada na nascente: “Se eu pegar uma folhinha, mais ou menos 30 dias ela vai cair no mar, vai passar pelo estado de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Maranhão e no final vai cair lá no Pará, perto do rio Amazonas, lá na ilha do Marajó.”
Abriga centenas de espécies de peixes e uma grande biodiversidade de flora e fauna, banhando dois grandes biomas brasileiros: o Cerrado e a Amazônia.