DestaqueEducaçãoMato GrossoQuerência

Querência- 3° Fórum Comunitário do Selo Unicef – Edição 2021-2024

Comissão intersetorial pelos direitos da Infância e Adolescência

Acontece neste momento na manhã desta quarta-feira (09/02/22), no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Querência, o 3° Fórum Comunitário do Selo Unicef – Edição 2021-2024, com professores , estudantes ,coordenadores e  autoridades presentes.

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância ( Unicef), para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção , realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Seminário e da Amazônia Legal Brasileira.

Ele foi implementado pela primeira vez em 1999, no Ceará , onde foram realizadas três edições estaduais.Uma ação semelhante foi realizada na Paraíba 2002 , com o nome Selo da Cidadania- Município Protetor da Criança. O sucesso das experiências levou à primeira ampliação da metodologia para todo o Seminário a partir de 2004, ano da assinatura do primeiro Pacto Nacional ,um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido, quando passou a mobilizar quase 1.500 municípios de 11 estados da região, somando mais de 12 milhões de crianças e adolescentes sua população.

Você sabe para que serve o Selo Unicef?

Ao aderir ao Selo Unicef, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

A metodologia inclui monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A adesão ao Selo Unicef é espontânea.
Querência está assumindo esse compromisso pela 3° Vez.

O Selo Unicef contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados – Membros das Nações até 2030.

Ao fazer a adesão ao Selo Unicef , município deve seguir a metodologia proposta para fortalecer as políticas públicas que sustentam os direitos de meninas e meninos , e garantir que isso aconteça de uma forma intersetorial e integrada.

Também é preciso que a participação social seja incentivada, garantindo o envolvimento dos conselhos Municipais de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), e a participação de adolescentes.

Cada ciclo do Selo Unicef dura 4 anos, acompanhando o período da gestão municipal.Os municípios que mais avançam na garantia dos direitos de crianças e adolescentes são reconhecidos com o Selo Unicef, e podem fazer uso deste reconhecimento durante o ciclo seguinte.

Nesta Edição , 2.023 municípios de 18 estados confirmaram participação na edição 2021- 2024 Unicef. Este é o maior número de adesões da história do programa.

O papel do Selo Unicef é estimular ou município para otimizar recursos humanos e financeiros, qualificando a demanda e melhorando a oferta de políticas públicas direcionadas a infância e adolescência , em diálogo com os governos estaduais e federal .

A metodologia estimula e ajuda o município a construir um planejamento de acordo com as prioridades locais, de forma coordenada e intersetorial , como foco em resultados concretos.

 

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios