
Policiais federais cumprem, neste momento, mandados de busca e apreensão na sede do Tribunal de Contas do Estado. A ação faz parte da 16ª fase da Operação Ararath.
Ainda não há detalhes sobre os fatos que levaram à operação de hoje. Oficialmente, a Polícia Federal explica que o processo corre em segredo de Justiça e não pode fornecer maiores informações.
Além da sede do TCE, um dos alvos conhecidos da operação é o conselheiro afastado da corte, José Carlos Novelli. Policiais cumprem mandados de busca e apreensão em um apartamento de sua propriedade, mas que não é a residência onde mora, e numa propriedade rural ligada a ele.
As informações são de que outros mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos. Não teria mandado de prisão a ser cumprido.
José Carlos Novelli e Waldir Teis foram afastados do cargo em setembro de 2017 no âmbito da Operação Ararath. Na ocasião, foram delatados pelo ex-governador Silval Barbosa acusado de receber, junto com outros três conselheiros do TCE, propina para aprovar as contas do ex-governador de MT, bem como não criar empecilhos nas fiscalizações de obras da Copa do Mundo e do programa MT Integrado. Além dele, foram afastados dos cargos os conselheiros Antonio Joaquim, Valter Albano e Sérgio Ricardo de Almeida.