DestaqueExecuçãoMato GrossoPolíciaQuerência

Polícia investiga casos de execução em três cidades de MT

O delegado afirma que as execuções de adultos, jovens e adolescentes viraram rotina em várias regiões do estado.

Recentemente, execuções vêm sendo registradas com maior frequência em algumas cidades de Mato Grosso. As autoridades da Segurança Pública afirmam que casos estão sendo investigados e que uma força tarefa está sendo feita em algumas regiões.

Em Sorriso, no norte do estado, a polícia investiga a morte de Kauã de Oliveira Matos, de 15 anos. O adolescente foi sequestrado por dois homens armados, no dia 19 de abril. Um dia depois o corpo dele foi encontrado em uma cova rasa, com sinais de tiro de diversos calibres, segundo a polícia.

Esse é apenas um dos casos registrados em várias regiões do estado com as mesmas características: atentados causados pelo avanço do crime organizado, explica o delegado José Getúlio Daniel, de Sorriso.

“Verificamos que muitos deles, praticamente todos, têm algum envolvimento com facções criminosas ou com drogas, sejam vítimas ou suspeitos. Por causa disso, há os desentendimentos por causa da comercialização ou consumo de drogas que acabam nos homicídios”, afirma.

O adolescente já tinha passagens por ato infracional e envolvimento com facções criminosas, segundo a polícia. Kauã Oliveira deveria estar na escola ou fazendo um curso técnico, mas o avô teve que reconhecer o corpo do menino de 15 anos que foi abandonado numa cascalheira.

As execuções de adultos, jovens e adolescentes viram rotina, resultado do avanço do crime organizado em várias regiões do estado, como conta o delegado.

Nos três primeiros meses do ano, várias execuções de jovens foram registradas na cidade de Cáceres. Foi necessária uma força tarefa pra combater a alta de crimes, disse a época, o delegado regional, Alex Cuiabano.

O delegado afirmou agora que está trabalhando em todos os casos e em breve dará uma resposta.

Rondonópolis, a maior cidade da região sul do estado, também vem registrando várias execuções. Entre os casos ocorridos nesse mês, o dono de um restaurante, Leandro Moraes Ferreira, de 41 anos, foi assassinado com oito tiros no meio da rua, ao lado de uma caminhonete.

“O inquérito policial está em apuração inicial das provas. No caso dos quatro homicídios que aconteceram, são crimes sensíveis e que eu sei que a população ficam ansiosas por resposta, mas são investigações sigilosas. Dos quatro homicídios, três já têm autoria identificada e medidas cautelares já representadas em juízo”, diz o delegado regional da Polícia Civil, Thiago Damasceno.

Em um dos assassinatos, a polícia nega suspeitas de ligações com o jogo do bicho na cidade.

“Isso ainda está sendo investigado, não é comprovado o vínculo do homicídio com o jogo do bicho. Pode haver o vínculo com outros delitos como tráfico de drogas e armas”, afirma o delegado.

Os números mostram que em 2021, os homicídios diminuíram 8,5% em mato grosso, na comparação com o ano anterior, segundo a secretaria de segurança pública, mas a violência continua espalhando o medo.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios