Clima TempoDestaqueNotícias

Previsão do tempo: nova onda de chuva forte pode atingir o Brasil; saiba onde

Uma nova onda de chuvas fortes pode atingir o Centro-Oeste entre a última semana de janeiro e os primeiros dias de fevereiro, indica a Somar Meteorologia. A Amazônia está contribuindo para a formação de um cenário de instabilidades, que se espalham sobre o Centro-Oeste, Nordeste, Norte e parte do Sudeste. 

“É bom lembrar que essa é uma condição climática considerada normal para esse período, mas o que difere um pouco é a persistência dessa situação que provoca tempo mais fechado e instável, o que nos lembra um cenário de invernada”, explica o meteorologista Willians Bini. 

Entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro, a Somar indica que as chuvas ficam mais concentradas sobre o Sudeste e parte do Sul, com volumes baixos. Já de 4 a 8 de fevereiro, as chuvas aumentam no Centro-Oeste do país, podendo registrar acumulados de até 150 milímetros. 

Para 9 a 13 de fevereiro, a previsão indica uma condição de chuvas mais significativas seguem justamente entre o Centro-Oeste e Norte do Brasil. Invernada pode ganhar fôlego a partir da próxima semana, quase uma semana para saber onde o tempo  ficará firme para colher. 

Colheita da soja vs. invernada 

Para aqueles que estão em período de colheita, a Somar afirma que entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro, a situação no Centro-Oeste indica acumulados de até 15 milímetros, chuva considerada relativamente fraca e bem distribuída.

“Porém, o cenário pode mudar a partir de 4 de fevereiro, isso porque podem ser registrados volumes de até 115 milímetros”, diz Bini. 

Em Primavera do Leste (MT), também a partir de 4 de fevereiro, os volumes de chuvas tendem a ser mais elevados, com volumes de até 15 milímetros.

Em Ribeirão Cascalheira (MT) e Querência (MT), o cenário é parecido, já que a instabilidade no tempo vai embora e as chuvas começam a apresentar volumes mais altos a partir de 5 de fevereiro. “É bom aproveitar muito bem os próximos seis dias porque o tempo poderá favorecer a colheita nos campos”. afirma.

Fonte:Canal Rural

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios