
Nós, profissionais da saúde, responsáveis pelos serviços assistenciais prestados na “Ala 2” do Hospital Municipal de Querência, manifestamos profunda insatisfação, tristeza e preocupação com a notícia de encerramento das atividades da referida Ala, prevista para o dia 12/11/2024.
É sabido que a nossa jornada iniciou em abril do ano de 2021, para a implantação de leitos de UTI COVID, em razão da pandemia à época vivenciada. Para assumirmos essa missão, fomos treinados, capacitados e preparados para o grande desafio que nos aguardava.
Desde então, trabalhamos com muita dedicação, zelo e amor ao próximo, colocando em risco nossas vidas e de nossos familiares para atender e ajudar a população deste município, sendo este um dos maiores desafios de nossas vidas.
Ressaltamos o tamanho de nossa entrega e dedicação, com o reconhecimento e elogios de que a nossa unidade foi considerada uma das melhores do Estado, fato que nos orgulhamos muito.
No ano de 2023, vencida a missão a nós destinada, e passada a fase crítica da pandemia, mesmo com a ausência de necessidade de manutenção dos leitos de UTI COVID, a própria população reconhecendo o excelente trabalho exercido por toda nossa equipe (diretoria, médicos, enfermeiros, técnicos e equipe de apoio), e a necessidade da continuidade dos serviços prestados, solicitou que o serviço da Ala, bem como a empresa responsável fossem mantidas, para a continuidade da oferta dos
atendimentos de saúde com a qualidade que vinham sendo executados.
A solicitação da população, enviada à Secretaria de Saúde, à Prefeitura e à Câmara dos vereadores foi atendida, transformando o espaço em uma Ala especializada do Hospital Municipal de Querência.
Desse modo, nossa equipe continuou a exercer as atividades Com zelo, dedicação e excelência, recebendo bastante elogios da população atendida, que reconhece a importância e o nível de qualidade dos serviços de saúde ofertados.
No momento, diante do comunicado de encerramento dos serviços da Ala em questão, e mais uma vez com o apoio de toda população, nós, profissionais de saúde, rogamos que a Secretária de Saúde, o Prefeito, e os Vereadores da Câmara Municipal, entendam a importância e a necessidade do serviço que prestamos, e mantenham em funcionamento nossa Ala com todos os dedicados e empenhados profissionais, sobretudo considerando o impacto na vida na saúde das pessoas atendidas com o encerramento das atividades.
Ressaltamos também que vivemos para servir a população, e valorizamos muito nossos empregos, que são o sustento de nossas famílias, e precisamos dos mesmos para sobreviver.
Assim, o encerramento dos servicos prejudicaria não apenas a população da cidade, que ficaria sem os necessários serviços de saúde, mas também nós profissionais de saúde, que estamos dedicando nossas vidas há anos para cuidar o melhor possivel da população, que na condição de cidadãos e contribuintes, possuem direito ao acesso de serviços de saúde de qualidade.
Dessa forma, considerando a essencialidade do serviço e os prejuízos, danos e perdas que serão causados pelo encerramento dos serviços da “Ala 2″, rogamos pela sua continuidade, pelo bem dos trabalhadores e da população desta cidade.
Temos certeza de que, diante desta manifestação pública, que expressa nossa profunda preocupação, os responsáveis tomarão providências para reverter esta situação.
Cordialmente,
Querência, 18 de outubro, 8de 2024.
Equipe de profissionais de saúde da Ala 2” do Hospital Municipal de Querência.