DestaqueMato GrossoNatureza

Sobrevivente de fogo no Pantanal, onça é domesticada em fazenda de MT

Depois de dois anos, animal foi preparado e voltará ao seu habitat natural, seguindo monitorado por uma equipe especializada

Uma onça-pintada foi domesticada por funcionários de uma fazenda próxima a Cáceres, a 220 km de Cuiabá, após perder a mãe nas queimadas que ocorreram no Pantanal em 2020. Nesta quinta-feira (03/02/22), o animal foi resgatado por instituições ligadas à preservação da fauna, após solicitação do próprio dono da propriedade.

Em imagens registradas pelos agentes responsáveis pelo resgate é possível ver ‘Marruá’, como é chamada, caminhando tranquila ao lado das pessoas. O animal foi encontrado dentro da sede da fazenda. Em um vídeo, ela brinca com um dos policiais pela janela da casa.

Segundo a Polícia Ambiental, apesar de ser ‘mansa’ com pessoas, ‘Marruá’ passou a matar os animais criados na propriedade e, por isso, o fazendeiro decidiu pedir ajuda para levá-la para um local mais adequado.

A captura da onça-pintada foi feita pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Polícia Militar Ambiental e voluntários da ONG NEX – No Extinction, que cuida da preservação de grandes felinos.

A onça será levada para Goiás e ficará sob os cuidados da ONG. Na nova casa, ela deverá será tratada e reinserida ao habitat natural. Além de ‘Marruá’, estima-se que cerca de 4,65 bilhões de animais foram afetados com as queimadas no Pantanal em 2020.

Entre 1º de janeiro e 30 de novembro de 2020, as queimadas atingiram 4,5 milhões de hectares, em 21 municípios que compõem o Pantanal, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, conforme relatório técnico elaborado pelos setores de geoprocessamento do Ministério Público.

Segundo monitoramento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 2020 foi o que teve mais registros de fogo no Pantanal desde o fim da década de 1990.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios