A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) divulgou em seu portal, o relatório e as estimativas referentes ao Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios mato-grossenses de 2018. Os dados demonstraram que as 20 maiores cidades apresentaram uma concentração econômica de 67,34% dentre os 141 municípios de Mato Grosso.
Duas cidades da região do Araguaia aparecem no rankig em relação ao PIB, Barra do Garças, ocupa a 14º posição com PIB estimado em R$ 1.8 bilhões e Querência, em 16º com PIB de R$ 1.6 bilhões.
O PIB funciona como um importante termômetro da economia e ajuda a entender a movimentação econômica de numa região. Por exemplo, quando o PIB aumenta é sinal que a economia está indo bem, que as taxas de desemprego diminuíram e que a população da região está com maior capacidade de compra.
Devido a metodologia de trabalho que deriva de outras pesquisas estruturais e coletas de informações, os resultados ficam prontos e são divulgados com defasagem de dois anos em relação ao ano de referência, da mesma forma que o PIB Regional.
Semana 7