AgronegócioClima TempoDestaque

Sul do Brasil: ciclone extratropical traz chuva, granizo e rajadas de vento

Somar Meteorologia afirma que após passagem do ciclone extratropical, massa de ar frio vai derrubar as temperaturas, com possibilidade de geada em lavouras

A Somar Meteorologia informou nesta segunda-feira, 29, que a formação de um ciclone extratropical no interior da América do Sul e que se aproxima do Brasil deve trazer temporais, ventania, queda de granizo e descargas elétricas ao Sul do Brasil, principalmente nesta terça-feira, 30.

A meteorologista Desirée Brandt explica que há expectativa de chuva volumosa no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sul do Paraná, com acumulados de 100 milímetros, 70 milímetros e entre 30 a 40 milímetros, respectivamente. Há também alerta para ventos fortes, com rajadas acima de 100 quilômetros por hora, nos três estados.

Onda de frio

Após a passagem desse ciclone extratropical, uma massa de ar polar que avança pelo Sul derruba as temperaturas no próximo fim de semana. “A sexta-feira deve ser o dia mais gelado pelo avanço dessa massa e o risco de geada é maior no Sul”, conta Brandt.

No alto da serra de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, as temperaturas devem ficar abaixo de 0 ºC. Já do Rio Grande do Sul a metade sul do Paraná, há expectativa de temperatura abaixo de 3 ºC, com potencial para geada ampla.

“Pode afetar a qualidade do milho no Paraná porque a temperatura vai ficar baixa”, diz. Em Pato Branco (PR), por exemplo, a expectativa é de temperatura entre 1 ºC e 2 ºC entre a sexta, 3, e o sábado, 4.

A Somar ressalta, porém, que o frio intenso não deve alcançar áreas do Sudeste. “Essa massa ainda não chega de forma intensa em São Paulo, Mato Grosso do Sul e sul de Minas Gerais. No sul de Mato Grosso do Sul, a temperatura deve cair para 6 ºC mas não é perigosa para as lavouras”.

A partir do dia 20, uma nova massa de ar polar volta e deve derrubar as temperaturas, com possibilidade de novas geadas.

Canal Rural

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios