AgroBrasilDestaque

Brasil terá a segunda maior quebra de soja da história, diz consultoria

Estudo encomendado pela Câmara Setorial da Soja estima safra 2023/24 em 143 milhões de toneladas, 7,4% abaixo do resultado obtido na temporada 22/23

safra 2023/24 de soja tinha potencial produtivo superior a 160 milhões de toneladas. Contudo, as adversidades climáticas ao longo do ciclo da cultura foram mostrando que não haveria possibilidade de atingir o número.

Com isso, diversas consultorias e órgãos oficiais foram cortando as suas projeções. Porém, até o momento, a Pátria Agronegócios foi a mais incisiva nesta atualização. Em estudo encomendado pela Câmara Setorial da Soja, a empresa indica que o ciclo atual da cultura será de 143,18 milhões de toneladas.

Se confirmada, haverá uma redução de 7,4% frente à última temporada, apontada em 154,6 milhões de toneladas.

2ª maior quebra de safra de soja

O consultor comercial da consultoria, Ronaty Makuko, aponta que em termos percentuais, o ciclo 23/24 deve representar a segunda maior quebra de safra de soja da história, ficando apenas abaixo da temporada 21/22, quando a redução frente à campanha anterior foi de 10%.

“O que estamos observando são relatos de produtores clientes da Pátria desde o Rio Grande do Sul até Rondônia, nos mostrando que há uma perda muito grande vinda dos solos brasileiros porque a soja que foi plantada no final de setembro ou início de outubro teve o seu ciclo muito antecipado, tendo as primeiras colheitas agora e não conseguindo mais de 40 sacas de soja”.

Diante desta realidade, a consultoria estima que haverá uma redução de 8,1% na produtividade média do grão no país:

  • De 3.507 kg/ hectare (58,45 sacas) em 22/23
  • Para 3.223 kg/ hectare (53,71 sacas) em 23/24

Quanto à área semeada, é aponta em 44,42 milhões de hectares, aumento de apenas 0,77% diante da safra 22/23.

Em Mato Grosso, maior produtor de soja do Brasil, a Pátria estima perda de 17% na produção, indicando em 37,86 milhões de toneladas, frente 45,60 milhões de toneladas colhidas na safra passada.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios