AgroDestaqueMato Grosso

Governo homologa situação de emergência em quatro municípios de MT

O governador Mauro Mendes (União Brasil) homologou decretos de situação de emergência por estiagem, ou seja, falta de chuva, em quatro municípios mato-grossenses. São eles: Sorriso, Nova Ubiratã, São José do Rio Claro e Água Boa.

Os decretos estaduais homologando os decretos municipais foram publicados no Diário Oficial do Estado que circula nesta segunda-feira (26). Todos têm duração de 90 dias, podendo ser prorrogados até completar 180 dias.

Nesses municípios, a falta de chuva nos meses de outubro, novembro e dezembro do ano passado, situação considerada atípica para a época, levou à frustração da safra agrícola, impedindo que muitos agricultores cumprissem seus compromissos de financiamento dos cultivos e contratos futuros.

A homologação de situação de emergência facilita aos municípios a obtenção de recursos e contratação de serviços emergenciais para solucionar o problema em questão, além de facilitar que produtores rurais mais atingidos pela estiagem com registros de perdas produtivas na lavoura tenham a possibilidade de negociar com seus credores.

Em Sorriso, a situação de emergência foi decretada pela prefeitura em dezembro de 2023. Já Nova Ubiratã, São José do Rio Claro e Água Boa, os decretos foram editados em janeiro deste ano. No caso de Sorriso, a situação de emergência já foi reconhecida pelo Governo Federal.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios