
Prefeitura de Barra do Garças apresentou nesta terça (19), um protocolo de medicamentos para tratamento da Covid-19 aos pacientes que estejam internados ou que precisam dar continuidade ao tratamento em casa. Os kit’s foram apresentados pelo prefeito Roberto Farias (MDB), a secretária de Saúde Clênia Monteiro, e pelo vice-prefeito Weliton Marcos.
O protocolo também elaborado por médicos, como o neurologista Clodoaldo Pirani, estabelece que os dois kits de fármacos que combinam Azitromicina (500mg), Ivermectina (6mg) e Paracetamol (750mg) ou Azitromicina (500mg), Ivermectina (6mg), Dipirona (5oomg) e a polêmica Cloroquina (150mg) a serem ministrados de acordo com as condições clínicas de cada paciente.
O uso da Cloroquina rotineiramente não é recomendado por três associações médicas brasileiras: a de medicina intensiva, de infectologia e de pneumologia. Segundo infectologistas, o uso do medicamento está banido em diversos países por conta dos efeitos adversos.
Clênia Monteiro afirmou que os medicamentos não serão distribuídos de forma aleatória. “O médico vai prescrever conforme o quatro de saúde do paciente, que esteja internado ou que necessita seguir o tratamento em casa”, explicou a secretária.
O prefeito Roberto Farias enfatizou que desde o início Barra do Garças começou a se preparar para o enfrentamento da pandemia e com recursos próprios implantou leitos de UTI e transformou a UPA em local de atendimento exclusivo para os casos de Covid-19 e agora está disponibilizando os kits de medicamentos de acordo com a prescrição médica.
“A Prefeitura está fazendo tudo que é possível, mas é de fundamental importância que a população colabore, pois, somente com muita responsabilidade iremos vencer essa guerra”, disse o prefeito.
Da Assessoria