DestaqueMato GrossoPolítica

Mendes defende fim da reeleição e extensão dos mandatos

Tema voltou a ser discutido nas últimas semanas, após declaração do presidente do Senado

O governador Mauro Mendes (União) defendeu o fim da reeleição para cargos do Executivo no Brasil. Para ele, ainda deveria ser estipulado apenas uma recondução a cargos do Legislativo.

“Tinha que ter o fim da reeleição para tudo, inclusive para Câmara e Senado, ou no máximo um limite, como tem para governador”, disse.

O tema voltou a ser discutido recentemente no Senado.

O presidente da Casa Rodrigo Pacheco (PSD-MG) disse em entrevista recente que os parlamentares estão “ávidos” para discutir a reeleição no Brasil.

O governador defendeu que, no caso do caso do Executivo, poderia se estender o mandato de quatro para cinco anos, sem reeleição. E no Legislativo, que permitisse apenas uma reeleição ao mesmo cargo. Deste modo, segundo ele, acabariam com os políticos profissionais.

“Senão, o cara vai para lá e vira um profissional e fica 40 anos como parlamentar, como tem muitos casos no Brasil. Vinte, trinta ou quarenta anos, e a pessoa no mesmo cargo se utilizando dos artifícios que são comuns a política brasileira”, afirmou.

Reeleição no Brasil

A reeleição a cargos executivos no Brasil foi aprovada no governo Fernando Henrique Cardoso, à época do PSDB. A discussão volta ao Senado após quase 20 anos.

 

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios