DestaqueGoiásNotíciasSaúde

Pesquisa com cera do ouvido pode antecipar diagnóstico do câncer

Uma pesquisa conduzida por cientistas brasileiros tem mostrado resultados promissores no diagnóstico precoce do câncer por meio da análise da cera do ouvido. O estudo é desenvolvido há dez anos por pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), que apontam o material como uma fonte científica de grande valor para a detecção de doenças.

No início das investigações, a equipe conseguiu identificar indícios de diabetes e de câncer a partir das substâncias presentes na cera. Agora, os avanços revelam que o método pode ir além: detectar alterações em fases ainda mais precoces do câncer.

“Ele permite diagnosticar etapas anteriores ao câncer. Isso, com certeza, vai facilitar muito o processo de tratamento e diminuir o sofrimento dos pacientes”, afirmou o professor Nelson Antoniosi Filho, coordenador da pesquisa.

Resultados do estudo

O trabalho analisou amostras de 751 voluntários. Entre eles, 220 não apresentavam diagnóstico de doenças no momento da coleta. Em cinco desses casos, a análise da cera identificou substâncias atípicas que indicavam risco. Posteriormente, exames convencionais confirmaram a presença de câncer.

Já entre os 531 voluntários que estavam em tratamento oncológico, todos tiveram a doença detectada também pela análise da cera do ouvido, reforçando a precisão da técnica.

Perspectivas

Os pesquisadores acreditam que o método poderá, no futuro, ser incorporado como ferramenta auxiliar no diagnóstico precoce, oferecendo mais rapidez e menos invasividade em comparação com exames tradicionais.

A descoberta abre caminho para uma nova alternativa na detecção de doenças graves, com potencial de salvar vidas ao permitir o início mais rápido do tratamento., com potencial de salvar vidas ao permitir o início mais rápido do tratamento.

Querência News/Letícia Nunes

Informações e vídeo: JN

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios