
Com reclamações feitas ao nosso departamento de redação do Site Querência News, com relação a problemática de animais circulando livremente pelas ruas e estradas do município(caninos,felinos,equinos e bovinos).
Sabemos que é preciso dar voz a população, reclamações essas vinda de muitos munícipes com relação principalmente aos cachorros e gatos soltos dentro da cidade. Más ainda com relatos de cavalos e vacas soltos em áreas de rodovias.
Segundo o professor Delvane, ele é um dos muitos moradores que tem sofrido com este problema;
“Elisa boa noite, olha eu aqui… Então, estou passando para todas as redes de comunicação das mídias de Querência, sobre um assunto muito grave né, que está aumentando, proliferando cada vez mais na cidade de Querência! Que é a questão dos cachorros soltos! Sem contar que as população que já tem o hábito de alimentar eles na rua. Então, é muito complicado! Hoje de manhã fui atacado perto do Tropical, ainda bem que a gente né, tem uma agilidade maior,pega um pau e se defende,apesar de que é tão ruim quando você pega um pau para acertar em um animal e sem contar que pode acontecer uma tragédia logo logo,por que muitas vezes o dono está perto e não fala nada, só fala sai,sai… Ou então,fala que não morde e de repente eles vem atacar a gente e aí quando é uma pessoa que de repente esteja armada e o dono vem reclamar, aí faz outra besteira também. Então assim, está muito complicado eu fui atacado hoje de manhã de novo né, toda as vezes temos que parar os treinos e pegar um pau, a tarde uma mulher foi atacada e olha que este Setor é novo, más a cidade inteirinha está com muito cachorros soltos, isso pode né,acarretar uma tragédia muito grande e assunto já devia estar na mesa das autoridades para se resolver esse assunto urgente!!!”
O Bairro novo onde ele informou ter sido atacado, seria o Parque das Torres.
Procuramos a vigilância sanitária que é responsável no momento por estes casos,fomos informados que a proliferação desses animais principalmente cães e gatos tem sido uma “situação nova” para a cidade de Querência,e que eles tem se preocupado em fazer campanhas para informar ao cidadão com relação a cuidar melhor do seu animal de estimação, más que em um futuro próximo, atitudes mais drásticas poderão ser tomadas mediante a projetos enviados para a Câmara Municipal de Vereadores e desenvolvidos pelo Executivo Municipal.
Esta é uma preocupação, não só da cidade de Querência, nem do Estado de Mato Grosso. Más de vários estados da federação.
Em alguns estados criou-se a Lei 11.977/05 do Código de Proteção dos Animais, com normas para a preservação da fauna silvestre e para a proteção dos animais domésticos.
Deixá-lo circulando pela cidade põe em risco a vida de pedestres, motoristas, motociclistas e a do próprio animal.
Prendendo, você ajuda a evita que ele cause acidente e danos a outras pessoas.