
Chegou ao Brasil, às 6h07 desta sexta-feira (13/10/23), o terceiro avião com 69 brasileiros repatriados pelo conflito entre Israel e Hamas, que começou no último sábado (7). A aeronave decolou do Aeroporto de Tel Aviv às 11h55 de quinta (12) e, no Brasil, pousou em Recife (PE), onde cinco passageiros desembarcaram.
O destino final do avião será Guarulhos (SP), onde vão desembarcar os outros 64 brasileiros. Desse restante, dez devem seguir, depois, para Minas Gerais: nove para Belo Horizonte e um para Uberlândia. Há também passageiros que irão para o Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Mato Grosso.
Com esta terceira aeronave, já são 494 brasileiros repatriados. O primeiro grupo, com 211 pessoas, chegou na madrugada de quarta-feira (11). O segundo, com 214 passageiros, na quinta. Há outros três aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) deslocados para Israel para o resgate de brasileiros.
Um deles foi deslocado na quinta-feira, em caráter de urgência. Trata-se do avião da Presidência da República, com capacidade para 40 pessoas, reservado para o resgate de brasileiros que estão na Faixa de Gaza. Esta aeronave já está em Roma, na Itália, onde aguarda agora autorização para se deslocar para o Egito.
O plano do governo brasileiro é retirar os brasileiros que estão na área de maior confronto, em Gaza, pela passagem de Rafah, que liga ao Egito, após a autorização para um corredor de segurança que exige um cessar-fogo na região. Para isso, há negociações em andamento com as autoridades egípcias.
Fonte: O Tempo