
Na noite da última terça-feira 17/09/2024, os cabos da torre de transmissão de energia foi cortado de forma aparentemente criminosa, o sistema ficou sobrecarregado, o que causou oscilações de energia tanto em Querência como em outros municípios do estado. Os efeitos começam a ser sentidos de forma mais intensa desde a última quarta-feira (18), muitos moradores reclamaram que não conseguiram dormir bem devido as quedas de energia e oscilações.
A população teme que o problema danifique os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, sem contar o intenso calor que os querencianos já sofrem devido o clima e as queimadas.
“Olha a grande oscilação… a marcação de 170 eu não consegui filmar, as oscilação de 170 a 280V. Perdemos dois motores da irrigação e 20 mil de prejuízo” relatou um morador de uma chácara em Querência.
Por hora, o comunicado é alertar a população até que o sistema seja religado através da recomposição da torre.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico informou em seu boletim diário, IPDO que na última quarta-feira, 18 de setembro, foram identificadas 2 torres caídas (torres 82 e 83) e mais 2 torres avariadas da LT 230 kV Santana do Araguaia/Xinguara II C1 e C2, no estado do Pará, que desligaram automaticamente às 18h53 do dia 17 de setembro. O ONS prevê que a normalização ocorra no dia 26 de setembro de 2024.
Por: Querência News/ Neryan da Hora