BrasilClima TempoDestaque

A previsão do tempo aponta para mais uma semana com chuva, que pode passar dos 200 mm em áreas de Minas Gerais e Mato Grosso

Invernada dará trégua a partir da semana que vem no centro e Norte do Brasil

A semana ainda terá muita chuva sobre parte do Sudeste e Centro-Oeste. Em sete dias, estimam-se acumulados entre 150 e 200 milímetros desde a região de Juiz de Fora (MG) até Água Boa (MT) e região de Querência (MT). Segundo a previsão do tempo, geralmente essa quantidade de águas é registrada ao longo de todo o mês de fevereiro. Também há previsão de chuva forte com acumulado na casa dos 100 milímetros em sete dias no sul do Piauí e do Maranhão, no norte de Tocantins e no sudoeste do Pará. Por outro lado, o tempo permanecerá seco e ensolarado em boa parte do Rio Grande do Sul nesta semana com máximas que alcançam 40°C no oeste do Estado na quarta-feira ( 16/02/22).

Em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, há previsão de pancadas de chuva com baixo acumulado e distribuição irregular. Ainda assim, espera-se aumento da umidade do solo no sudoeste de Mato Grosso do Sul. Por outro lado, a umidade do solo deverá diminuir ainda mais entre o norte do Rio Grande do Sul e o Meio Oeste de Santa Catarina nesta semana.

A situação deverá mudar apenas no decorrer da semana que vem. A chuva espalha pelo Brasil, enfraquecendo as invernadas sobre o Sudeste e Centro-Oeste. O acumulado alcança pelo menos 50 milímetros em sete dias no oeste de Santa Catarina, no interior do Paraná, leste de São Paulo e boa parte de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Pará e Matopiba. No Rio Grande do Sul, a chuva chega tarde demais para áreas instaladas de forma mais precoce. Além disso, o acumulado será menor, variando entre 15 e 30 milímetros em sete dias.

Na primeira semana de março, a chuva será mais intensa sobre São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e Triângulo Mineiro. Em Mato Grosso, a chuva abaixo da média manterá o bom ritmo de colheita da primeira safra e instalação da segunda safra.

No decorrer de março, no entanto, a chuva mais intensa voltará a acontecer sobre Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Pará e Matopiba. Por outro lado, a precipitação ficará abaixo da média histórica no oeste de Santa Catarina e do Paraná e no sul de Mato Grosso do Sul, além do norte do Nordeste.

Sul

Sol entre nuvens e uma pequena possibilidade de chuva no Paraná. Nas outras áreas do Sul , o dia promete tempo firme, e com a temperatura subindo cada vez mais rapidamente, de acordo com a meteorologia.

Sudeste

A frente fria se afasta do litoral do Sudeste, mas uma área de Baixa pressão se forma na altura da costa e além disso começa a se formar um corredor de umidade que será ainda o responsável por chuva volumosa e persistente entre Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo nos próximos dias. A chuva ocorre já a qualquer hora entre o cone leste paulista, RJ, ES e grande parte de MG e por isso a temperatura já não sobe tanto nestas áreas. Em São Paulo, a chuva já fica menos intensa e bem mais localizada.

Centro-Oeste

O tempo segue instável em Goiás e agora a chuva aumenta também em Mato Grosso. As pancadas de chuva acontecem no decorrer do dia e não está descartado o risco de temporais em grande parte da Região. Por causa do mau tempo, a temperatura fica mais amena na metade norte de Goiás e norte de Mato Grosso. Em Mato Grosso do Sul faz sol mas ainda chove em forma de pancadas isoladas com trovoadas.

Nordeste

Muitas nuvens se formam sobre o sul do Maranhão e do Piauí, o tempo segue instável com pancadas de chuva no decorrer do dia. Tempo firme apenas entre o litoral do Ceará e o litoral norte do Rio Grande do Norte. Entre o nordeste da BA e o interior do CE, chove de forma rápida e isolada. Pode chover forte, porém de forma pontual em Recife.

Norte

Chove em vários momentos do dia com risco de temporais no Acre, grande parte do Pará e Tocantins. Nas demais áreas, sol e pancadas de chuva isoladas, mas que podem ser pontualmente fortes.

 

 

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios