BrasilClima TempoDestaque

Previsão de chuvas mais pesadas na região central de Mato Grosso

Segundo a meteorologia, as precipitações atingem áreas do Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste e Norte. No Sul, chove apenas em parte do litoral

Previsão do tempo indica chuva volumosa no Brasil central nesta quinta- feira (08/04/21)

Sul

O ar seco predomina na maior parte da região, e já não há previsão de chuva. Com isso, a manhã e a noite devem ser um pouco frias, especialmente nos pontos mais altos, e a tarde terá temperaturas mais elevadas.

Somente em áreas próximas ao litoral norte catarinense e na costa do Paraná é que ainda tem chuva fraca, por conta dos ventos úmidos do mar, além de uma tarde com temperaturas mais amenas.

Por fim, ventos sopram com até 50 km/h ao longo do litoral gaúcho.

Sudeste

A circulação oceânica e áreas de instabilidade no alto da atmosfera favorecem a formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva sobre o Espírito Santo e litoral do Rio de Janeiro. No território capixaba, a chuva será volumosa, e fica o alerta para possíveis transtornos em áreas de risco. Sobre o Triângulo e norte de Minas Gerais e também no litoral de São Paulo, a chuva ocorre de maneira mais rápida e isolada.

O tempo firme predomina no interior paulista e centro-sul mineiro.

Centro-Oeste

Previsão de chuvas mais pesadas e a qualquer hora do dia, além de temperaturas máximas mais baixas do que em dias anteriores, em Goiás, Distrito Federal e na região central de Mato Grosso. São áreas de instabilidade formadas por ventos que sopram a mais de 10 km de altura e que organizam nuvens carregadas.

Somente numa área entre o sul e o leste de Mato Grosso do Sul é que o tempo fica aberto e com maior amplitude térmica, por causa da influência de uma massa de ar seco mais ao sul do país.

Nordeste

Os temporais ganham força novamente no extremo sul da Bahia e em todo o litoral baiano com ventos moderados a fortes e volumes mais expressivos, a partir de uma pista de ventos úmidos que vem do mar contra a costa.

A chuva também é expressiva em todo o litoral norte nordestino com a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Por outro lado, o tempo fica firme em grande parte do sertão, além de umidade relativa do ar mais baixa e calor no período da tarde.

Norte

O tempo continua bastante instável e com chuva. São instabilidades formadas a partir da atuação da Alta da Bolívia, que neste momento se encontra na altura do Peru, e também a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na costa do Pará e do Amapá. A chuva é volumosa no Acre, Amazonas e Roraima, algo que eleva o nível dos rios da região.

 

Por Canal Rural, com informações da Somar Meteorologia

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios