DestaqueMato GrossoMundo

Alunos de Sorriso vencem competição e vão ter experimento testado pela Nasa

Um projeto de estudantes de Sorriso/MT ganhará o espaço. Os jovens venceram a competição Garatéa-ISS – iniciativa desenvolvida pela Missão Garatéa e apoiado pelo Instituto TIM – e terão seu experimento embarcado em um foguete da SpaceX rumo à Estação Espacial Internacional (ISS).

O grupo é formado por Eduardo Vieira, Karine Ascoli e Larissa Paes, alunos do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Regina Coeli. A pesquisa vencedora busca estudar se há relação entre a degradação da lactose e a gravidade. Além disso, quer verificar como é o desenvolvimento das bactérias probióticas, frequentemente usadas na indústria de laticínios, fora do planeta Terra.

Os jovens receberão um kit para preparar o experimento final que será enviado ao espaço entre julho e agosto do ano que vem e testado no espaço por astronautas da Nasa. Participarão ainda de um congresso em Washington no próximo ano.

Em 2019, 2.800 estudantes de 70 escolas de todo o Brasil inscreveram 89 projetos no site da Missão Garatéa (iss.garatea.space). A iniciativa chegou ao país em 2017 pelas mãos do engenheiro espacial Lucas Fonseca, reconhecido pelo International Institute of Space Commerce (IISC) como uma das pessoas que estão transformando a relação do homem com o espaço. O apoio do Instituto TIM permite que o programa amplie a participação das escolas e desperte o interesse de mais crianças pela ciência.

“É importante a existência de iniciativas que busquem difundir temas da ciência por meio de vivências atraentes para os jovens, como é o caso de uma missão espacial. Acreditamos que isso vai garantir a continuidade de formação de novas gerações de cientistas”, explica Lucas.

A competição Garatéa-ISS está ligada ao Student Spaceflight Experiments Program (SSEP), programa norte-americano que envia experimentos de alunos de 10 a 18 anos para o espaço. O Brasil foi o primeiro país fora da América do Norte a participar da iniciativa, que está em sua terceira edição.

A última participação brasileira culminou com o envio para o espaço, em setembro deste ano, de um projeto de alunos da cidade de Xanxerê, em Santa Catarina. Os estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina desenvolveram um experimento baseado em uma moringa para verificar como a água poderia ser filtrada sem gravidade.

 

Instituto TIM

 

O Instituto TIM (www.institutotim.org.br) tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano, utilizando a tecnologia móvel como um dos principais habilitadores. Define sua atuação em projetos focados em quatro pilares: Ensino (projetos educacionais para crianças e jovens); Aplicações (soluções em software livre); Inclusão (difusão do conhecimento) e Trabalho (novas oportunidades de atuação e capacitação).

Em parceria com diversas instituições federais e aproximadamente 70 secretarias municipais e estaduais, como de Educação, Cultura e Planejamento em todo o país, as ações do Instituto TIM já alcançaram cerca de 500 municípios, em todos os 26 estados e Distrito Federal, beneficiando mais de 700 mil pessoas, especialmente, crianças de 6 a 12 anos.

Fonte:Guarantã News

 

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios