BrasilClima TempoDestaque

Chuva se concentra mais na metade norte do Brasil nesta quinta-feira

Em alguns estados, as precipitações podem vir na forma de fortes temporais. Temperaturas tendem a ficar mais amenas

Chuva se concentra mais na metade norte do Brasil nesta quinta-feira (01/04/21)

Sul

O frio da madrugada aumenta em toda a região, e o dia pode começar com geadas isoladas no alto da serra catarinense, por causa do ar seco que avança pelo interior do continente.

Durante grande parte do dia, o tempo ficará firme e com poucas nuvens no céu, e isso já espanta o friozinho da manhã. Porém, a umidade do mar e instabilidades no oceano ainda formam nuvens e chuva fraca na faixa leste da região, inclusive na Serra Geral no fim do dia. Em outras áreas, não chove.

O mar continua agitado e o risco para ressacas ainda é válido no período da manhã para Rio Grande do Sul e Santa Catarina, segundo a Marinha, com ondas de até 3 metros de altura na região de São Francisco do Sul. Por fim, ventos sopram moderados, com rajadas na faixa dos 50 km/h, nos três estados.

Sudeste

As instabilidades perdem força e se concentram no Espírito Santo, leste, norte e Zona da Mata de Minas Gerais, Rio de Janeiro e litoral paulista.

Uma frente fria atua na costa capixaba e em sua retaguarda passa um cavado em médios níveis da troposfera. Além disso, tem uma pista de ventos úmidos do mar contra a costa.

Em boa parte de São Paulo e no sul, oeste, centro e noroeste de Minas Gerais, o tempo já fica mais aberto, com friozinho pela manhã e tarde ainda amena. Inclusive o declínio de temperatura pode gerar uma das manhãs mais frias do ano até o momento nestas áreas. Por outro lado, a tarde volta a ficar quente nas áreas mais a norte do Sudeste.

O mar fica bastante agitado do litoral sul paulista ao litoral fluminense, com condição para ressacas.

Centro-Oeste

A previsão é de tempo firme e com poucas nuvens, além de maior amplitude térmica em grande parte da região, por causa do avanço de uma massa de ar mais seco pelo interior do continente, que inibe a formação de nuvens carregadas. Destaque para a manhã com temperaturas mais baixas em Mato Grosso do Sul.

Por outro lado, nas áreas mais ao norte da região, o tempo segue instável e tem chuva isolada no norte de Mato Grosso, que pode vir ainda com trovoadas.

Nordeste

Destaque para a chuva que ganha força no norte da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí e boa parte do Ceará com a ação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na costa norte nordestina.

Uma frente fria no sul da Bahia organiza chuva com trovoadas, volumes mais elevados e rajadas de vento nesta área. Inclusive, não estão descartados transtornos pontuais.

Por outro lado, as chuvas são mais isoladas na costa leste do Nordeste, vêm após uma tarde de calor e atingem uma ou outra cidade.

Norte

Os temporais aumentam no norte do Tocantins e norte e leste do Pará, inclusive na região de Belém, por causa da passagem de um cavado a mais de 10 km de altura entre o Norte e o Nordeste do país.

Já entre Rondônia e sul do Amazonas, a circulação de ventos a mais ou menos 5 km de altura ajuda a formar nuvens carregadas e temporais nesta área até o final do dia.

 

Canal Rural, com informações da Somar Meteorologia

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios