DestaqueMato GrossoQueimadas

Fogo já queimou cerca de 5 mil hectares de área de proteção em Chapada dos Guimarães (MT)

Brigadistas montaram aceiros ao lado de trilha para tentar evitar o avanço das chamas.

O fogo já destruiu aproximadamente 5 mil hectares, que fica numa Área de Proteção Ambiental (APA) estadual, em Chapada dos Guimarães. Tem cinco dias que as chamas começaram e estão avançando rapidamente devido ao vento e à vegetação seca.

O incêndio que os brigadistas tentam combater está a 4 km do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

A brigada do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) montou uma linha de defesa de aproximadamente 10 km, utilizando uma trilha preexistente.Corpo de Bombeiros tenta combater chamas em Chapada dos Guimarães — Foto: Lorena Segala/TVCACorpo de Bombeiros tenta combater chamas em Chapada dos Guimarães — Foto: Lorena Segala/TVCA

Ao longo dessa trilha foram feitas queimas prescritas nos meses chuvosos, mais conhecidos como aceiros, para barrar o avanço das chamas.

Além da equipe do ICMBio, trabalham no combate ao fogo bombeiros militares e militares do Exército Brasileiro.

Na sexta-feira (28/08/20), as equipes foram chamadas para atender um incêndio nas proximidades das áreas de pousadas, localizadas perto dos paredões, que ameaçava atingir as edificações. O fogo foi extinto horas depois.

G1 MT

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios