DestaqueMato GrossoPolítica

MT- Deputados derrubam veto do governo a projeto que proíbe taxação da energia solar

Com isso, governo não poderá cobrar ICMS sobre energia solar. A lei deve ser promulgada e a isenção pode seguir até o 31 de dezembro de 2027.

Com 14 votos favoráveis e 9 contrários, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) derrubou, nesta quarta-feira (30/06/21), o veto ao projeto que revoga a cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a energia solar a taxação da energia solar no estado.

Entre os deputados que se manifestaram contra a taxação, Gilberto Cattani (PSL) disse que a cobrança vai contra a intenção dos consumidores ao instalarem o sistema. “Quando o cidadão coloca energia solar, para diminuir os custos, ele compra aquele produto. E somos totalmente contra que o sol seja cobrado e que esse encargo caia nas costas do cidadão”, disse.

Ulysses Moraes, também do PSL, também se manifestou contrário: “É inadmissível, em tempos em que se fala de energia renovável e barata, que desestimulemos agora um setor que vem crescendo”.

Já Carlos Avallone, do PSDB, avaliou que é preciso cobrar uma taxa pelo controle dessa energia gerada e que o excesso é enviado para a rede de energia. “A luz que você produz durante o dia é mais do que você consome, então o que você produz a mais vai para a rede e volta. E é isso que está sendo cobrado. Essa Casa, ao derrubar o veto, queremos dizer que a AL não quer cobrar nada, nem sobre distribuição, nem sobre geração, e nem sobre transmissão”, argumentou.

Mauro Mendes tinha vetado projeto que isenta cobrança — Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Mauro Mendes tinha vetado projeto que isenta cobrança — Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

 

O projeto, de autoria do deputado Faissal Kalil, foi aprovado no dia 26 de maio pela Assembleia Legislativa, com 17 votos favoráveis. A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) havia dado parecer contrário, ao apontar inconstitucionalidade da proposta, porque invadia a competência do estado.

“O cidadão está cansado de pagar tantos impostos. Estamos prestes a enfrentar uma grande crise hídrica e energética. Nesse momento, o governo não deveria pensar só em arrecadação”, afirmou Faissal.

Segundo o deputado Faissal, autor do projeto, a proposta é uma correção do texto legal, que concedeu a isenção em 2019. A cobrança acontece desde março e tem gerado uma arrecadação do estado na ordem de R$ 3 milhões.

Com a derrubada do veto, a lei deve ser promulgada e a isenção pode seguir até o 31 de dezembro de 2027.

O secretário estadual de Fazenda, Rogério Gallo, argumenta que a isenção do ICMS sobre a energia solar tem uma regulamentação federal, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), por determinação da Constituição Federal.

Energia solar em MT

Mato Grosso está em 4° lugar no ranking de geração de energia solar no país, ficando atrás apenas de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Cuiabá aparece no topo da lista dos municípios, com 1,4%. Os números são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Entre 2020 e 2021, a Energisa registrou aumento de 200% nos pedidos de análises de projetos para a inclusão de geração solar na rede de distribuição. O que mostra que cada vez mais consumidores estão migrando para o sistema.

A captação de energia solar é feita por placas fotovoltaicas instaladas no telhado de residências, empresas e indústrias ou em campos abertos. A energia é enviada para o inversor que converte a corrente contínua em corrente alternada que é jogada na rede ou armazenada em baterias para uso direto do consumidor.

G1 MT

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios