CampanhaDestaqueEducaçãoMato GrossoQuerência

Querência- Dia de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes 18 de Maio

Mato Grosso registrou 2,3 mil crimes contra crianças e adolescentes em 2022

Em Querência , a Prefeitura por meio dos profissionais da Assistência Social, promove ações educativas com os alunos das escolas municipais, alunos da Ceere Apae , Fonte do Aprendiz, todos deram um show na manhã desta quinta-feira, em frente a Prefeitura Municipal. Também estiveram presentes; pais, autoridades de segurança pública e autoridades políticas.

A campanha Faça Bonito e a assinatura da Carta de Compromisso com a Criança e Adolescente de Mato Grosso foi lançada hoje. Além disso, o Ministério Público Estadual está desenvolvendo ações de conscientização da sociedade, com palestras na capital e em outros municípios.

A legislação vigente distingue entre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, sendo a última, elencada como uma das piores formas de trabalho infantil. É dever de todos a proteção das crianças e adolescentes, e toda violação de seus direitos deve ser denunciada.

A informação correta e a conscientização sobre a gravidade dos crimes contra a criança e adolescentes devem ser pautadas sempre, como alerta, para a sociedade, especialmente aos pais e educadores.

Outro alerta do Ministério Púbico Estadual é sobre os perigos escondidos nas redes sociais O mundo virtual tem sido usado como um esconderijo para os abusadores, com perfis falsos cometem crimes. O MPE ressalta que “o corpo é a casa de vocês e, se alguém violar, tem que denunciar.”

Para debater essas estatísticas preocupantes, nesta quinta (18), é celebrado o Dia de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em memória de Aracelli, menina sequestrada, violentada e morta em 1973, com realização de diversas atividades de prevenção e conscientização em Mato Grosso com foco na divulgação do tema.

Dados estatísticos divulgados pela Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, registraram um total de 2.347 ocorrências de crimes contra crianças e adolescentes no Estado, no ano de 2022. Desse total, 1.452 foram estupros de vulneráveis, cujas vítimas têm idade abaixo de 14 anos e são pessoas em situação de vulnerabilidade e incapacitada.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, edição de 2021 e referente ao ano de 2020, registrou que no Brasil, a cada hora, cinco crianças e adolescentes são vítimas de violência sexual, sendo que 54,4% das vítimas têm até 11 anos de idade.

 

 

 

Gráfico Exploração Sexual Adolescente

 

 

 

 

 

 

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios