BrasilClima TempoDestaque

confira a previsão do tempo para o fim de semana

Neste sábado, a chuva permanece em grande parte do país; domingo a temperatura sobe e sol reaparece em algumas áreas

Sábado, 14

Sul
No sábado a chuva diminui no leste de Santa Catarina e do Paraná, ainda há previsão de chuva, mas agora as pancadas de chuva ficam concentradas à tarde, no entanto, o céu continua nublado. De acordo com a Somar Meteorologia, as temperaturas gradativamente voltam a subir no interior da região e o céu fica nublado no leste da região.

Sudeste
Ainda há previsão de chuvas no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro no sábado, mas perdendo intensidade, no entanto, o sol praticamente não aparece nestas áreas. Na Região Metropolitana de São Paulo, a temperatura começa a subir bem gradativamente, mas o sábado ainda será nublado. No interior da região, calorão e baixa umidade relativa do ar. Não chove no ES, mas os ventos aumentam a nebulosidade no sul do estado.

Centro-Oeste
Com uma massa de ar seco atuando na região, o tempo fica seco e as tardes novamente serão muito quentes, ou seja, mais um dia com grande amplitude térmica. Nas horas mais quentes do dia, a umidade relativa do ar diminui consideravelmente. A longa estiagem somada a vegetação seca deixam as condições propicias para o aumento do numero de focos de queimadas.

Nordeste
não chove no Rio Grande do Norte e Ceará. Chove de forma muito isolada no norte do Maranhão e no leste entre o PE e BA, mas vale ressaltar que é uma chuva rápida e isolada, com baixos volumes. Calorão em toda a região e baixa UR no interior.

Norte
Possibilidade de chuva isolada no oeste do Acre até o leste do Pará neste sábado. Chances de trovoadas no sul do Amazonas e tempo encoberto com chuva a qualquer momento entre Manaus, Roraima e o norte amazonense. No Tocantins, a estiagem agrícola já dura 100 dias.

Domingo, 15

Sul
Instabilidades associadas a um cavado provocam chuva neste domingo de forma isolada mas com possibilidade de trovoadas entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. Há risco de temporais mais fortes no nordeste catarinense. Tempo firme com altas temperaturas e diminuição na umidade relativa do ar no norte do Paraná.

Sudeste
A chuva perde força e se afasta da região, assim o sol volta a aparecer mais. Na RMSP, sol durante a tarde e temperaturas mais agradáveis. No interior da região, o dia será quente e ensolarado, com baixos valores de umidade relativa do ar.

Centro-Oeste
As temperaturas aumentam ainda mais, e se aproximam de 40 °C em Mato Grosso. A temperatura também sobe em Mato Grosso do Sul devido ao fluxo de calor que chega ao estado. Baixa umidade relativa do ar e solo seco impulsionam as queimadas na região.

Nordeste
O dia  será marcado pela entrada de umidade que favorece as pancadas rápidas e pontuais de chuva entre Salvador e Natal, e também no Maranhão, mas que não há risco de trovoadas nem de acumulados altos.

Além disso, o tempo fica firme com muito calor nas demais áreas. O interior da região tem umidade extremamente baixa, tanto do ar quanto do solo, o que favorece o aumento no número de focos de queimadas. A caatinga é o bioma nacional com o maior aumento no número de focos, com quase três vezes mais focos neste ano do que em 2020.

Norte
Previsão de chuvas pontuais e passageiras em Porto Velho neste domingo, mas o tempo firme prevalece no estado, fator que aumenta os focos de queimadas. Não chove também no Tocantins, leste do Acre e do Pará, nas demais áreas, pancadas de chuva pontuais com chances de trovoadas e maior intensidade entre Manaus e o sul de Roraima. Modelos meteorológicos indicam aumento de umidade no sul do amazonas, Acre e Rondônia, por isso a chuva volta a tingir todo o estado de Rondônia, mas em forma de pancadas isoladas e pontuais. Tempo firme no Tocantins e sudeste do Pará.

Canal Rural

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios