AgriculturaDestaqueNotícias

Índia apresenta uma ‘avenida’ de oportunidades para exportações do agro brasileiro, diz secretário do Mapa

O embaixador Orlando Ribeiro Neto diz há espaço para elevar exportações produtos como pulses, etanol e lácteos

Saldo das exportações do agronegócio, desafios em relação à imagem do setor no mercado internacional e diversificação de destinos foram alguns dos temas abordados durante mais uma edição do Canal Rural Entrevista. Nesta terça-feira (1º), o programa recebeu o secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura (Mapa), o embaixador Orlando Ribeiro Neto.

Durante entrevista com o diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira, o secretário do Mapa disse que a diversificação de destinos das exportações do agro foi uma das primeiras demandas passadas a ele pela ministra Tereza Cristina.

“De janeiro de 2019 a janeiro de 2022, abrimos 191 mercados. Esse é um número significativo, mas muito aquém do que nós almejamos no passado. A pandemia provocou dificuldades nas negociações de abertura de novos mercados”, pontua Neto.

Segundo ele, as exportações do agronegócio ainda têm uma ‘avenida’ de oportunidades para outros destinos, como a Índia.

“Abrimos mercado para exportar gergelim para Índia, mas precisamos trabalhar melhor a relação com outros produtos, como exportação de pulses, etanol e lácteos. Isso só contribui para a competitividade da cadeia brasileira”, ressalta Orlando Ribeiro Neto.

Expectativa para exportações do agro

O secretário de Relações Internacionais do Mapa acredita que o volume das exportações do agronegócio do Brasil seguirá elevado pelos próximos dez anos.

“O mundo precisa do agro brasileiro. As estimativas da FAO mostram que haverá um crescimento da demanda por alimentos que não poderia ser atendida por qualquer país. Nesse sentido, o Brasil é o único país que reúne todas as condições para construir com esse processo e alimentar o mundo”, afirma.

Canal Rural

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios