DestaqueInfraestruturaMato GrossoPolítica

MT- Ordem de serviço para obras em trecho da BR-158 é assinada

Obra na rodovia federal irá contornar a Terra Indígena Xavante Marãiwatsédé; pavimentação é aguardada há mais de dez anos

 

ordem de serviço para o início da pavimentação de 12 quilômetros do contorno da Terra Indígena Xavante Marãiwatsédé na BR-158 foi assinada na manhã desta terça-feira (26/09/23). O novo contorno prevê no total a pavimentação de 195,42 quilômetros divididos em dois lotes construtivos.

A assinatura da ordem de serviço ocorreu no Parque de Exposição de Porto Alegre do Norte e contou com as presenças dos ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e dos Transportes, Renan Filho.

A liberação da licença de implantação das obras dos 12 quilômetros na BR-158 em Mato Grosso foi anunciada no dia 12 de setembro por ambos os ministros.

O novo contorno prevê a pavimentação de 195,42 quilômetros divididos em dois lotes construtivos. O Lote A compreende um trecho de 93,99 quilômetros, iniciando no km 201,2 da BR-158/MT, região próxima ao Posto do Luizinho até o município de Alto Boa Vista, no entroncamento com a BR-242/MT.

Já o lote B terá um trecho de 101,43 quilômetros, entre o município de Alto Boa Vista até a região do Distrito de Alô Brasil, em Bom Jesus do Araguaia. Esse lote está em fase de elaboração de projeto.

De acordo com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, “sem dúvida nenhuma é a obra mais esperada pelo povo mato-grossense a pavimentação da BR-158. Essa região cresce à passos largos. É muito importante todos quererem que as coisas aconteçam, de vereador a presidente da República, todos alinhados. Assim as coisas acontecem de forma mais efetiva e mais rápida, como agora na BR-158”.

assinatura ordem de serviço br-158
Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária

Apenas 12 quilômetros da BR-158

A ordem de serviço assinada nesta terça-feira compreende um trecho de 12 quilômetros. De acordo com apurações extraoficiais do Canal Rural Mato Grosso, cerca de R$ 40 milhões serão aplicados em tal trecho.

Conforme o diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, os 12 quilômetros em questão vão do fim do asfalto do sentido norte-sul (km 201) até o início do contorno da reserva (km 214), próximo à Borracharia do Luizinho.

Ainda conforme o diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, as ordens de serviço para a pavimentação dos Lotes A e B dependem da liberação das licenças de instalação.

Esperança renovada

A região do Vale do Araguaia a receber as obras conta hoje com cerca de um milhão de hectares destinados para a agricultura, sendo considerada a nova fronteira agrícola de Mato Grosso, além de possuir uma forte pecuária.

Apesar de curto o trecho a receber a ordem de serviço, representantes da classe produtiva de Mato Grosso enxergam ele como um “sinal verde” de que a pavimentação de fato irá sair.

Pelo trecho estima-se que cerca de dois mil caminhões passem por dia, além de veículos de passeio, ônibus de viagem e ambulâncias.

 

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios