Clima TempoDestaqueMato GrossoNotícias

Chuva dá trégua de 10 dias em áreas do Sudeste e Centro-Oeste

De acordo com a previsão do tempo, as janelas de tempo mais aberto vão permitir a retomada dos trabalhos em campo nessas regiões

A chuva perde força no decorrer desta sexta-feira (14/01/22), em grande parte do Sudeste e Centro-Oeste e se torna cada vez mais irregular, passageira e com baixos volumes, já que as áreas de instabilidade enfraquecem. As janelas de tempo mais aberto vão permitir a retomada dos trabalhos em campo. No Rio de Janeiro, uma alta pressão atmosférica sobre o mar mantém umidade constante e fortalece as pancadas de chuva principalmente na Baixada Fluminense, mas na capital, quase não chove.

Em boa parte de Minas Gerais e Bahia, uma massa de ar seco ganha força e deixa o tempo aberto, sem chuva. O volume de águas vem forte com trovoadas no oeste de Mato Grosso, Rondônia, Acre e Nordeste. Nesta última região, o responsável pelos temporais é o vórtice ciclônico que deixa o tempo instável, com chuvas fortes e risco de tempestades no Maranhão e o Ceará, mas também há aumento da chuva e volumes expressivos entre o Rio Grande do Norte e Alagoas. Chove no litoral da Bahia mas de forma passageira, enquanto o interior fica com tempo firme.

Segundo a previsão do tempo, a tendência é redução das chuvas no Brasil Central de forma gradativa, onde as precipitações retornam a partir do dia 24. Em toda a região Sul, o calor aumenta, com atenção maior para o meio oeste do Rio Grande do Sul, onde há previsão de 40 °C entre a sexta e o sábado, 15, mas, volta a chover no próximo final de semana no estado gaúcho.

Confira a previsão do tempo para o fim de semana

Sábado, 15 de janeiro

SUL

A chuva ganha força sobre o estado de SC e nordeste gaúcho, não se descartam temporais isolados, com raios e rajadas de vento nas áreas serranas destes estados. O tempo fica firme na metade sul e oeste do RS e no extremo norte do PR. Calor excessivo e predominante sobre o RS num efeito de pré-frontal, a umidade do ar melhora um pouco.

SUDESTE

Condições de sol e tempo seco persistem no fim de semana em boa parte de MG, interior paulista e ES. Chove de forma isolada e passageira no sul de MG, Zona da Mata e RJ. Faz calor em todas as áreas.

CENTRO-OESTE

No sábado, o tempo fica firme em todo o estado de MS, GO e leste de MT. No oeste de MT ainda chove em vários momentos. Nas demais áreas o sol predomina, mas ocorrem pancadas isoladas que podem ser acompanhadas por trovoadas. Faz calor em todas as áreas.

NORDESTE

No sábado, o grande corredor de umidade (ZCIT) ainda mantém as nuvens carregadas na metade norte da região. Chove em vários momentos do dia entre PE, PB. RN, CE, PI e MA e no Recôncavo Baiano. O tempo fica firme em boa parte da BA. Nas demais áreas da região, são esperadas pancadas de chuva isoladas.

NORTE

No sábado, o sol aparece bem mais pela região, mas ainda acontecem pancadas com moderada a forte intensidade entre TO e PA. No AC, RO e AP o dia fica nublado com chuva persistente. Chove em vários momentos do dia em Manaus.

Domingo, 16 de janeiro

SUL

No domingo, a circulação de ventos segue transportando umidade para a Região. O sol aparece durante o dia em Santa Catarina e no RS, mas tem risco para pancadas de chuva forte a partir da tarde com trovoadas. No leste do PR, a chuva acontece intercalando períodos de sol e tem risco para chuva forte, as demais áreas do estado ainda terão um dia com sol e chuva a partir da tarde.

SUDESTE

Neste domingo, as temperaturas sobem ainda mais em SP, sul de MG e RJ, mas como há algumas áreas de instabilidade, o calor com umidade favorecem as pancadas de chuva que agora são típicas de verão: com trovoadas, mas passageiras. Não chove no oeste de SP, triângulo e centro-norte de MG e norte de ES.

CENTRO-OESTE

No domingo, tempo firme sobre grande parte de GO, DF e por todo o estado de MS. No norte de MT chove em vários momentos do dia. Nas demais áreas, são esperadas pancadas de chuva isoladas.

NORDESTE

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deixa o tempo bastante instável no norte da região. São esperadas pancadas de chuva ao longo do dia entre o litoral do RN e PE, além do Recôncavo Baiano e oeste do MA. Tempo firme no sul da BA, e nas demais áreas do estado chove de forma rápida e passageira. Nas demais áreas, as pancadas de chuva acontecem de forma isolada com trovoadas.

NORTE

No domingo muitas nuvens se formam e chove em vários momentos do dia no sul do PA, norte de TO e litoral do AP. Nas demais áreas, são esperadas pancadas de chuva isoladas.

 

 

Canal Rural

 

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios